03/08/2010 - Acelerador linear já está na Santa Casa

A Santa Casa de Araçatuba já recebeu o acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento de câncer, e que ao contrário da bomba de cobalto utilizada até 2007 pela Central de Radioterapia, possui a tecnologia necessária para preservar tecidos do entorno de tumores, órgãos e da pele.

O aparelho foi importado da Inglaterra e chegou na manhã de ontem (2/8). A instalação está prevista para dezembro, época em que estarão concluídas as obras de construção da casamata e reativação da Central de Radioterapia, fechada há três anos em decorrência de avaria ocorrida na bomba de cobalto. Os serviços vão beneficiar os 41 municípios da região de Araçatuba, cuja população estimada é de 800 mil pessoas.

Custos
Adquirido pelo Ministério da Saúde e repassado à Santa Casa pela Secretaria do Estado da Saúde, o acelerador linear custou R$ 1,76 milhão. Porém todo o conjunto de acessórios para radioterapia e braquiterapia (técnica que possibilita uma maior dose de radiação seja aplicada em pequenos tumores, como os do colo de útero, por exemplo, preservando os tecidos sadios) e a construção da casamata totalizam aproximadamente R$ 4,2 milhões.

Deste total R$ 1,3 milhões refere-se à construção da casamata e estão sendo custeados por doação feita pelo Grupo Cosan, intermediada pelo Ministério Público Federal.
A Santa Casa investiu aproximadamente R$ 200 mil com a execução e atualização do projeto de obras; documentação necessária à aprovação do mesmo, e treinamento de funcionários pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear.

Casamata
Iniciada em meados de julho, a construção da casamata possui várias frentes de trabalho: demolição, fundação e fechamento de alvenaria. O prédio terá um total de 200, 62 metros quadrados de área construída, distribuídos em: sala de comando, sala de equipamentos, sala dos físicos e sala do acelerador linear.

A obra está sendo realizada em área anexa a Central de Radioterapia. Terá paredes de até 2,5 metros de espessura  e que serão construídas com blocos de concreto de alta densidade  fornecidos pela Efector- empresa especializada em proteção radiológica.

O projeto, já aprovado pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear está sendo executado pelo Departamento de Obras da Santa Casa, com previsão de conclusão para dezembro de 2010.

Paralelamente, estão sendo realizadas obras  de ampliação interna da Central de Radioterapia, para instalação da braquiterapia. Esta ala terá 18,65 metros quadrados de área construída.

Tecnologia
O acelerador linear que será instalado em Araçatuba integra a nova geração de equipamentos radioterápicos utilizada pelos principais centros especializados em tratamentos oncológicos, como, o Hospital Antônio C. Camargo (São Paulo) e o Hospital do Câncer de Barretos.

Preservar tecidos do entorno de tumores, de outros órgãos, e, da pele é uma das vantagens oferecidas pelo acelerador linear.  Sua tecnologia permite atingir o ponto exato que necessita da radiação e torna o tratamento de câncer mais eficaz e sem as complicações provocadas pelas bombas de cobalto.