23/03/2018 - Águia transporta fígado captado na Santa Casa de Araçatuba

A Equipe do Águia 5 da Policia Militar de Araçatuba cruzou os céus hoje na luta pela vida de um paciente de São Paulo que aguardava o fígado captado na Santa Casa de Araçatuba. Após ser retirado pela equipe do Hospital de Base de Rio Preto, o órgão foi levado pelo Águia até São José do Rio Preto onde um avião fretado pela Central de Transplantes do Ministério da Saúde aguardava para São Paulo.

Após retirado, um fígado precisa ser transplantado em no máximo 12 horas. Nesse tempo já está incluído todo o procedimento cirúrgico. Por isso, a rapidez é fundamental para que todo o conjunto durante e pós transplante seja bem sucedido. O apoio do Águia fez a diferença no traslado do órgão que saiu do hospital por volta do meio dia, hora de trânsito bastante complicado no trajeto até o aeroporto.

Porém o grande mérito foi da família do paciente doador que residia em Araçatuba e deu entrada na Santa Casa de Araçatuba, via Central de Vagas, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH). Ele tinha 43 anos.

Apesar dos esforços da equipe do Serviço de Neurologia, o quadro clínico evoluiu para morte encefálica constatada ontem às 16h. Informada por integrantes da Comissão Intra-hospitalar de Transplantes da Santa Casa, a família, mesmo em choque pela morte de seu ente querido autorizou a doação de órgãos. Foram catados os rins, o fígado e as córneas.

foto: www.regionalpress.com.br