12/11/2010 - Arborização oferece conforto para os pacientes

A temperatura média em Araçatuba durante o ano ultrapassa os 37 graus. Para vencer o calor, é necessário muito sombra. A Santa Casa, neste sentido, tem cumprido seu papel: mantém em suas dependências 300 árvores. Quem se beneficia com tal iniciativa são os pacientes, os colaboradores e o meio ambiente de um modo geral.

A administradora do hospital, Maria Célia Trindade, afirma que a instituição prima pelo paisagismo e a intenção é ampliar a área verde. Célia explica que a questão da estética é importante, mas, além disso, as plantas possuem muitas funcionalidades.

“Nossa vegetação gera conforto, proporcionando sombra pra os pacientes e para os veículos. E, e o melhor de tudo isso, é que oferecemos nossa contribuição para sustentabilidade do planeta”.

Segundo Gislaine Bianchi, arquiteta do hospital, o paisagismo é fundamental do ponto de vista arquitetônico. “Além de ajudar a manter a umidade do ar, as plantas ajudam a relaxar os pacientes que, na maioria das vezes, passam por situações complicadas”.

Fabiano Acácio Ferreira Damazio, de Penápolis, é paciente do Ambulatório da Santa Casa e sempre que vem para consultar-se fica observando a vegetação. Ele afirma que a arborização deixa o ambiente mais agradável. “Alguns afirmam que as plantas só geram sujeira, eu discordo. Planta é vida. Se você chega num lugar e não tem verde é tudo muito sem graça”.

Espécies

Dentre as espécies plantadas ao logo dos 80 anos de existência do hospital, destacam-se as acácias, as jaboticabeiras e a exótica planta asiática ylang ylang. A ylang produz flores ricas em um óleo  muito utilizado na fabricação de fragrâncias famosas, como o Chanel 5, por exemplo.