18/11/2008 - Bis garante cirurgias mais seguras

Com uma média de 1.200 cirurgias realizadas por mês, a Santa Casa de Araçatuba tem investido para tornar estes procedimentos ainda mais seguros. O Índice Bis Expectral é um dos reforços adquiridos pela direção do hospital. Entre os médicos, o aparelho é conhecido como Bis, sendo apontado como um dos grandes avanços da anestesiologia.

Trata-se de um aparelho instalado na sala 10 do Centro Cirúrgico, que desde outubro de 2007 passou a ser utilizado em procedimentos de grande porte. O aparelho instalado na Santa Casa é único na região de Araçatuba, fator que inclui o hospital na condição dos importantes centros de alta complexidade do País.

O Índice Bis Expectral oferece informações importantes aos anestesilogistas, a partir de ondas produzidas por um eletroencefalograma. Os dados possibilitam avaliação o estágio de analgesia do paciente, se em estado de vigília ou coma, bem como, a necessidade de aumento da dose de anestésico ou procedimentos preventivos a choques cardíacos e oxigenação.