Os pacientes que fazem hemodiálise da Santa Casa de Araçatuba tiveram nessa segunda-feira (09), momentos de descontração e risadas. Eles participaram de um bingo, uma atividade lúdico-terapêutica criada para diminuir a ansiedade e os efeitos físicos gerados pelos processos do tratamento.
O projeto ‘Dialisar Feliz’ promovido pela psicóloga Luana de Silos Lopes e pela equipe de hemodiálise surgiu de um grupo do hemocentro de Campinas, que mostrou gerar bons resultados nos pacientes.
“Nossa intenção é animar essas pessoas, que são carentes emocional e materialmente. Criar momentos mais tranquilos e mais divertidos, para amenizar o sofrimento delas”, explica.
Os brindes sorteados foram doados por funcionários da Santa Casa, voluntários e até outros pacientes e seus familiares. A equipe pretende realizar outro evento desses no final do ano, só que maior, segundo a psicóloga. Por isso, desde já ela está arrecadando as doações de brindes.
No total são feitos hemodiálises em 167 pacientes na unidade da Santa Casa. Cerca de 120 participaram do bingo. Os outros não participaram porque fazem o tratamento em casa.