14/12/2012 - Cnen autoriza funcionamento da Radioterapia

A Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba já está apta a atender pacientes que necessitam de procedimentos radioterápicos para o tratamento de câncer. A Comissão Nacional de Energia Nuclear já encaminhou à direção do hospital documento em que autoriza a unidade recentemente reformada a realizar teleterapia (radioterapia) e braquiterapia (técnica que possibilita que doses maiores de radiação sejam aplicadas em pequenos tumores, como os do colo de útero, por exemplo, preservando os tecidos sadios).

A autorização expressa através do oficio 6450/2012 é decorrente da inspeção realizada por técnicos da Cnen em agosto deste ano, salienta que “a entidade está autorizada, sob o ponto de vista de radioproteção, a operar na área de radioterapia”. A autorização será válida até setembro de 2014, quando nova inspeção deverá ser realizada pelo órgão.

Convênio

A autorização pela Cnen era o ultimo entrave burocrático para o funcionamento da nova Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba. Porém o hospital ainda não pode iniciar os atendimentos, pois a unidade ainda não possui custeio (verba oficial para cobrir despesas) autorizado pelo Ministério da Saúde. Toda a documentação neste sentido já foi encaminhada ao MS, mas o convênio ainda não foi assinado.

Em decorrência disto, aumenta a cada dia a demanda reprimida. São muitos pacientes de Araçatuba e dois 20 municípios da região que ainda precisam ser levados para Barretos e outros centros de tratamento para realizar tratamentos radioterápicos.

A demora também está causando dificuldades ao hospital que está precisando bancar com recursos próprios as despesas geradas pela contratação antecipada da equipe médica e paramédica, uma das recomendações dos órgãos que supervisionam o funcionamento da Unidade. A equipe foi contratada e treinada e há quatro meses está apta para iniciar os procedimentos. O quadro gera despesa mensal de aproximadamente R$ 30 mil que está sendo honrado pelo hospital.  Com sérios problemas financeiros, a Santa Casa já se recente da falta de receita necessária para cumprir este compromisso.