24/02/2011 - Como aproveitar integralmente os alimentos é tema de palestra

Funcionários da Santa Casa de Araçatuba participaram da palestra “Qualidade Nutricional dos Alimentos”. O objetivo do tema é incentivar os colaboradores a orientar melhor os pacientes internados no hospital sobre uma dieta onde se aproveite integralmente os alimentos.

Segundo o IBGE, o desperdício no consumo doméstico de alimentos chega 20% no país. Portanto é importante que as pessoas se conscientizem e aproveitem melhor o benefício de cada parte de legumes e frutas. A nutricionista Marcela de Souza Lima, responsável pelo Núcleo de Nutrição e Dietética da Santa Casa, explica que ocorre uma distorção sobre os alimentos, por que acabamos jogando fora o que tem de mais nutritivo, “Talos, folhas e cascas são muitas vezes mais nutritivos do que a parte dos alimentos que estamos habituados”, explica.  “Pouca gente sabe, mas as partes vistas como “menos nobres” dos alimentos tem grande valor nutritivo”, ressalta.

A casca da banana foi um dos exemplos citados pela nutricionista. Ela afirma que a casca da fruta é rica em fibras e vitaminas e para pessoas com diabetes é uma ótima opção para controlar a taxa de glicemia, “Mas com moderação”, salienta.  Cascas de goiaba, abacaxi e manga, que geralmente vão para o lixo, também são ótimas opções para fazer suco e , segundo marcela o sabor não deixa a desejar. Os talos de couve-flor e brócolis, por exemplo,  também podem ser utilizados para fazer tortas e outras receitas.

Segundo ela, não só cascas e talos, mas as sementes também contêm vitaminas. Essa parte do alimento pode ser utilizada para fazer farofas que podem ser adicionadas em massa de pão, por exemplo. “Aproveitar bem os alimentos não faz bem só para o meio ambiente, mas também para corpo e a mente”, diz.

Desperdício

Segundo estimativa da Secretaria de Abastecimento e Agricultura do Estado de São Paulo, os alimentos não aproveitados ao longo da cadeia produtiva representam 1,4% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. O que ultrapassa a quantia de R$ 17,25 bilhões. Estima-se que no Brasil  70 mil toneladas de alimento são jogadas fora diariamente , isso  faz com que o país tenha  um dos lixos mais ricos do mundo, sendo considerado o país do desperdício.

Confira alguns alimentos que podem ser aproveitados integralmente:

Folhas de: cenoura, beterraba, batata doce, nabo, couve-flor, abóbora, mostarda, hortelã, e rabanete.

Cascas de: batata inglesa, banana, laranja, mamão, pepino, maça, abacaxi, berinjela, beterraba, melão, maracujá, goiaba, abóbora.

Talos de: Couve-flor, brócolis, beterraba.

Entrecasca de: Melancia, maracujá.