- Estudantes da Unip divulgam "Setembro Amarelo", na Santa Casa

Como parte das ações do “Setembro Amarelo”, campanha mundial realizada em prevenção ao suicídio, alunos do curso de Enfermagem da Universidade Unip, realizaram nesta segunda feira (25/9), divulgação   de alertas ao público que utiliza as portarias da Santa Casa de Araçatuba e na área de Conforto dos funcionários do hospital.

Sob a supervisão do professor Carlos Selis e do psicólogo hospitalar Leandro Carvalho, os estudantes entregaram panfletos com alerta à população sobre a importância da discussão sobre o tema. O material também contém informações para orientação sobre sintomas, riscos e meios de procurar ajuda.  As pessoas abordadas também receberam um lanço amarelo, símbolo da campanha.

Considerado como um problema de saúde pública o suicídio ainda é tabu dentre quase todas as faixas sociais. . Em razão dessa falta de diálogo, o número de vítimas aumentou consideravelmente nos últimos anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de mortes de pessoas da faixa etária entre 15 e 19 anos, no mundo. No Brasil,já supera mortes por Aids e alguns tipos de câncer.