18/07/2012 - Frio aumenta atendimentos no PS da Santa Casa
O inverno chegou e com ele as típicas doenças respiratórias que precisam de cuidados especiais.
Espirros, coriza e tosse frequente podem ser sinais de que algo não anda bem no organismo. Nos dias mais frios do ano as doenças respiratórias tendem a aparecer causando desconforto e lotação nos prontos atendimentos.
Em Araçatuba os termômetros estão na casa dos 10 graus e segundo a previsão do tempo as temperaturas continuarão caindo. Por isso os cuidados com a saúde são importantes para que um simples resfriado não se torne algo mais grave.
Os sintomas mais comuns que revelam os problemas respiratórios são: febre persistente, falta de ar, coriza, espirro e tosse. Porém, um dos fatores que pode agravar as doenças respiratórias é a automedicação. O médico intensivista Fábio Bombarda, alerta sobre os riscos da automedicação pois pode prejudicar o diagnóstico precoce de uma doença mais complexa porque amenizam os sintomas, mas não tratam a causa. “Ao sentir qualquer sintoma é preciso procurar um médico para passar por uma avaliação para que as doenças mais graves sejam descartadas”, afirma.
Os atendimentos no Pronto Socorro da Santa Casa aumentam significativamente nessa época do ano. Entre os tratamentos mais comuns esta a inalação prescrita na maioria dos casos. Segundo Bombarda, as baixas temperaturas tornam as pessoas mais vulneráveis a resfriados. Mas a atenção deve ser redobrada com idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas como o diabetes, porque são mais sensíveis a terem problemas respiratórios mais graves. “É bom evitar locais fechados com pouca circulação de ar, deixando sempre a casa aberta para que tenha ventilação”, ressalta. A hidratação e boa alimentação, segundo ele, são fundamentais já que no inverno a ingestão de líquido é menor.Nesse período hipertensos podem ter descontrole de pressão e asmáticos crises mais frequentes.
Doenças
Entre as doenças respiratórias mais comuns nesse período estão a gripe, pneumonia ocasionada por uma inflamação no pulmão e bronquite que pode ser aguda (causada por vírus ou bactéria) e crônica (decorrente de uma inflamação pulmonar). Doenças respiratórias crônicas como a asma podem se agravar nesse período, em casos assim o acompanhamento de um especialista é importante.