22/06/2015 - Hospital realiza a quarta captação de órgãos deste ano

Terminou a 1h25 desta segunda-feira a captação de órgãos em um paciente de 31 anos, que teve morte encefálica diagnosticada as 21h40 de sábado (20/6). O paciente havia sido internado na Santa Casa de Araçatuba na manhã de sábado, em decorrência de ter sido ferido a tiros. Um dos projéteis ficou alojado no posterior do crânio e causou grave lesão em extensa área do cérebro.

A morte cerebral foi confirmada pós a realização de todos os exames previstos pelo protocolo para diagnóstico de morte encefálica. Os familiares do paciente foram comunicados oficialmente do resultado dos exames. Informados através de integrantes da  Comissão Intra-hospitalar de Transplantes, da Santa Casa de Araçatuba sobre o programa de doação de  órgãos, os pais autorizara a coleta.

A Central Nacional de Transplantes já foi informada e encaminhou para Araçatuba duas equipes: Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto, chefiada pelo cirurgião Eduardo Pacheco e Hospital de Base de Rio Preto, sob a coordenação do cirurgião Luiz Francisco de Arruda.

O procedimento de coleta foi iniciado às 23h de domingo. De acordo com o enfermeiro Matheus Araújo Tonon, integrante da Comissão Intra Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba o fígado foi o primeiro órgão retirado e imediatamente transportado pela equipe médica do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto. A mesma equipe transplantaria o órgão  ainda nesta madrugada, em doente crônico que aguardava na fila de espera, possuía fatores biológico compatíveis aos do paciente doador. A equipe transportou o órgão em avião fretado para a missão.

Os rins foram retirados pela equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto, que os manterá a disposição da Central Nacional de Transplantes. A CNT é que faz o cruzamento dos fatores biológicos dos órgãos doados com pacientes que aguardam transplante.

Após a conclusão dos procedimentos, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Araçatuba.

Foi a quarta captação de órgãos realizada neste ano na Santa Casa de Araçatuba. O volume dos primeiros seis meses de 2015, já superou a quantidade de captações realizadas durante todo o ano de 2014, quando três procedimentos foram realizados.