16/06/2010 - Hospital realiza exame ergométrico

Pacientes internados, ou externos com indicação médica, realizam exame ergométrico na Santa Casa de Araçatuba. O serviço foi disponibilizado no início de dezembro e faz parte de um plano de expansão que vem sendo executado pela Diretoria Clínica para transformar o hospital em centro de diagnóstico em cardiologia aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

A ergometria é uma técnica não-invasiva que possibilita o diagnóstico precoce de problemas cardíacos, como a isquemia miocárdica (má-irrigação do músculo cardíaco), que pode provocar infarto.

Durante o exame ergométrico, realizado em esteira ou bicicleta ergométricas, o paciente é submetido a diversos tipos de esforço físico que possibilitam detectar anormalidades na atividade do coração, impossíveis de serem pesquisadas durante o repouso.

Na estrutura instalada pela Santa Casa de Araçatuba, os pacientes realizam o exame na esteira e são monitorados por um sistema que possui 12 canais. Inicialmente, serão realizados 50 exames/mês, com possibilidade de chegar a 200/mês.

A fila de espera pelo exame é expressiva em Araçatuba e nos demais 42 municípios para os quais a Santa Casa de Araçatuba é referência em alta complexidade hospitalar.

“Não havia na região nenhum serviço que oferecesse esse tipo de atendimento aos pacientes do SUS”, informa a cardiologista Vilma Neri Shinzato, do Setor de Diagnóstico em Cardiologia da Santa Casa de Araçatuba. Os cardiologistas Antonio Donizeti Soares, Celso Biagi, Manoel Valente e Tarcisio Vezzi Almadova também integram a unidade.

O médico Tarcisio Almadova, responsável pelo setor de ergometria, explica que a disponibilização desse serviço pela Santa Casa vai reduzir uma fila para a qual a espera pode agravar quadros clínicos perfeitamente contornáveis quando detectados precocemente. “A demora em fazer um exame como o ergométrico tira do paciente a possibilidade de se submeter ao tratamento necessário, o que poderá levá-lo a um infarto”.

Para realizar o exame, os pacientes precisam ser encaminhados por cardiologistas da rede de atendimentos do SUS.  Caso tenha sido consultado por um clínico-geral que detectou a necessidade da realização do exame, o paciente poderá utilizar o Ambulatório de Cardiologia que funciona no anexo, com entrada pela Rua Floriano Peixoto (antiga pediatria). O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e atende mediante encaminhamento e agendamento prévios.

Este novo serviço da Santa Casa é uma espécie de porta de entrada para o atendimento especializado oferecido pelo hospital, que vai de eletrocardiograma a realização de cirurgias de grandes portes.  O Ambulatório Cardiológico também atende pacientes da região que após internação clínica ou cirúrgica não conseguem acompanhamento médico por falta da especialidade em sua cidade.

Estrutura para diagnósticos

O Setor de Diagnóstico em Cardiologia foi implantado no primeiro andar do hospital, onde já funcionavam, desde 1996, o Serviço de Hemodinâmica e a  UTI Coronariana. Este ano, a Diretoria Clinica  transformou o primeiro andar da nova torre em ala  exclusiva para internações de pacientes clínicos e cirúrgicos do Serviço de Cardiologia.

Além da logística personalizada para atendimentos de cardiológicos, a Santa Casa possui equipamentos modernos e profissionais qualificados para oferecer aos pacientes várias formas de investigação diagnóstica.

A estrutura reúne equipamentos para exames de alta precisão. O ecocardiograma é um deles. Trata-se de um teste sem dor que utiliza ondas de ultra-som para criar imagens do coração. “Realizamos inclusive exames com Doppler (que mostra como o sangue flui através das câmeras e válvulas do coração); o transesofágico (que detalha a anatomia e funcionalidade das valvas e próteses cardíacas, para o diagnóstico de doenças da aorta e das infecções do coração); e o Eco de Stress (que analisa o funcionamento do coração quando há um aumento do trabalho cardíaco)”, detalha a cardiologista Wilma Neri Shinzato.

A médica também aponta o Holter como outro teste importante para estudos sobre o funcionamento do coração. O aparelho é acoplado ao corpo do paciente por 24 horas para registrar informações sobre o ritmo cardíaco. Os dados são utilizados para o diagnóstico de arritmia cardíaca.

O hospital também utiliza tecnologia de ponta para os casos que exigem investigação mais apurada. O destaque nessa área é o tomógrafo Mult-Slice, equipamento utilizado para diagnosticar, precocemente,
os entupimentos em artérias coronárias. Outro avanço é a utilização da Ressonância Magnética para diagnósticos que envolvem de doenças do músculo cardíaco às cardiopatias congênitas.

Exames realizados pelo Serviço de Hemodinâmica complementam a estrutura da medicina diagnóstica cardiovascular, disponibilizada pela Santa Casa.

A unidade utiliza o Integris H-3000, equipamento desenvolvido pela Philips, que realiza exames para investigação de doenças nas artérias coronárias, como obstruções que causam angina e o infarto do miocárdio. Realiza, também, o estudo das artérias carótidas para diagnóstico de obstruções que podem causar desmaios e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Além do diagnóstico, o Setor de Hemodinâmica também faz procedimentos terapêuticos, as chamadas angioplastias, para o tratamento das obstruções das artérias e implantação de stents.