17/11/2008 - Órgãos de vitima de atropelamento foram encaminhados para transplantes

Os órgãos da paciente Fernanda Rossi Danta, de 13 anos, vitimada por atropelamento ocorrido quinta-feira (14/11) já foram encaminhados os bancos de órgãos de Campinas e Ribeirão para serem transplantados em receptadores que aguardam na fila de espera.

Dos órgãos inicialmente disponibilizados pela família para doação – pâncreas,fígado, rins e coração- apenas o fígado e os dois rins foram. Exames realizados pela Central de Captação de Órgãos da Santa Casa de Araçatuba indicaram que o pâncreas e o coração foram comprometidos em decorrência da gravidade dos traumas sofridos pela paciente.

Retirada

Fernanda Rossi Danta foi internada na Santa Casa de Araçatuba as 20h59 de quinta-feira (13/11). A morte cerebral foi contatada poucas horas após a internação. Porém, a retirada só ocorreu no sábado (15/11), por volta das 21 horas, porque a Central da Captação da Santa Casa dependia dos resultados de exames que estavam sendo realizados em São José do Rio Preto.

A retirada dos órgãos foi coordenada pelo médico gastroenterologista Antônio Cezar de Azevedo Pedro, coordenador da Central de Captação de Órgãos da Santa Casa de Araçatuba.

O fígado e os dois rins foram encaminhados para os bancos de órgãos de Campinas de Ribeirão Preto, respectivamente. Os transplantes são feitos a partir da identificação de pacientes que estão na fila de espera e que possuem fatores biológicos, como grupo sanguíneo, por exemplo, compatíveis com o doador. De acordo com o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov, um dos rins seria direcionado para transplante em Araçatuba. “Porém a paciente que estava em primeiro lugar na fila de espera, recusou o transplante por ter, segundo ela, optado por continuar submetendo-se às sessões de hemodiálise”, informa Smolentzov.