19/03/2013 - Paciente diz que se sente em casa
Quase 150 km, uma hora e quarenta minutos de viagem e mais de 20 horas de espera. Essa era a rotina - traduzia em números – que o paciente Jair Aparecido Girotto, 57 anos,funcionário público, precisou enfrentar nos últimos tempos. Vitimado por um câncer de intestino diagnosticado em 2012, Girotto fez várias viagens entre Birigui, cidade onde reside, e Jales para receber sessões de radioterapia e quimioterapia. No caso especifico do tratamento radioterápico, algumas sessões eram diárias, o que o obrigava a viajar seguidamente.
As viagens eram cansativas. Começavam às 3h da manhã quando embarcava no ônibus cedido pela Prefeitura de Birigui, o retorno nunca acontecia antes das 23 horas. “Tinha dias que eu não poderia sair de lá (do hospital) porque precisava esperar todos os outros pacientes, e meu estado físico ficava debilitado por causa do medicamento e também da viagem”, relembra.
O cansaço, no entanto, não desestimulou a esperança de Girotto de poder realizar o tratamento mais perto dos familiares com a possibilidade de votar pra casa rapidamente. Seu nome foi incluído entre os primeiros agendamentos para tratamento que passou a ser oferecido pela Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, inaugurada no dia primeiro deste mês.
O paciente já foi submetido a 10 sessões radioterápicas, e se sente em casa com o atendimento. “Fico à vontade e tranquilo com o atendimento prestado aqui, isso é muito importante porque com certeza metade do tratamento é com a autoestima”, diz.
Atendimentos
Nesta primeira fase, a Unidade de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba esta sendo custeada com financiamento provisório liberado pelo Governo do Estado de São Paulo para atender até 50 pacientes/dia. No entanto, quando a valor de R$ 270 mil/mês, autorizado pelo Ministério da Saúde passar a ser creditado ao hospital, o volume de atendimentos será ampliado.
A Unidade possui estrutura para atender até 120 pacientes por dia. A área de atenção compreende 41 municípios que integram a Direção Regional de Saúde de Araçatuba. A maioria dos pacientes atendidos até o momento foi encaminhada pela Unidade de Oncologia da Santa Casa onde quimioterapia e recebem acompanhamento de médico clínico oncológico. “Precisamos fazer um planejamento detalhado do tratamento de cada paciente para que os atendimentos possam ter maior agilidade”, explica o radioterapeuta, Caio Marcelo Jorge, responsável pelos atendimentos da Unidade.
De acordo com o especialista, o planejamento dos atendimentos é feito por meio de tomografias em três dimensões e 2 dimensões, que facilitam á equipe médica identificar o local exato para a aplicação do laser que sai do acelerador linear e elimina as células cancerígenas. “Estamos trabalhando para que os pacientes tenham toda a segurança durante o tratamento realizando aqui”, ressalta Jorge.
Cada sessão de radioterapia dura em média 15 minutos. Após esse procedimento o paciente pode voltar para a sua rotina normalmente