19/12/2016 - Pacientes do CTO ganham festa de confraternização

Por: Antônio Crispim

O Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Araçatuba promoveu ontem de manhã a festa de confraternização com pacientes e acompanhantes. Estima-se que aproximadamente 300 pessoas participaram da festa, que começou por volta de 8 horas e terminou após as 11 horas. A gerente administrativa do CTO, Liliane Contardi, disse que atualmente há aproximadamente mil pacientes ativos (em tratamento).

Segundo Liliane Contardi, a festa foi organizada pelo quarto consecutivo e teve efetiva participação de colaboradores e voluntários. Tudo que foi oferecido na festa foi doação ou resultado de trabalho voluntário, como a contadora de histórias Tia Lili e o Papai Noel. "O objetivo é promover a integração dos pacientes em um ambiente festivo, diferente do tradicional ambiente hospitalar. Isso faz parte também do processo de humanização do atendimento", explicou Liliane, destacando a participação de toda a equipe.

A feste teve sorvete, salgadinhos, refrigerantes e muita brincadeira. Pacientes de diferentes faixas de idade e até mesmo de estágio da doença participaram da confraternização.

A garota Ágata dos Santos Rosa, de dois anos e oito meses, está internada há dois meses para tratamento de leucemia. A mãe Vanusa Nunes dos Santos acompanha o tratamento da filha e ontem levou Ágata, que continua internada, para participar da festa. Ela falou que estive tipo de evento é importante para o paciente e para o acompanhante. A família reside em Araçatuba.

A mesma opinião tem Amanda Gonzales, de Pereira Barreto, mãe do pequeno João Rafael Gonzales, de um ano e três meses, que foi diagnostica com um tumor na região pineal. Ele já fez a cirurgia, ficou um mês internado e agora está em tratamento. Não existe data prevista para a alta médica. Para Amanda, é muito importante este tipo de festa para que os pacientes possam interagir e vivenciar momentos de alegria.

Daniele Damore, que trabalha na pediatria da Santa Casa, foi acompanhar a paciente Ágata dos Santos Rosa e aproveitou para rever João Rafael, que ficou longo período internado.