04/12/2017 - Pastoral da Saúde faz doação de capas para colchões e condicionadores de ar

A Pastoral da Saúde, grupo que atua na Santa Casa de Araçatuba há 20 anos, fez um total de R$ 15 mil em doações de suprimentos importantes à rotina hospitalar da Unidade de Internação 6 (UI-6) ala para tratamento e internação de pacientes das especialidades de Neurocirurgia e Neurologia Clínica.

Foram doados dois condicionadores de ar, modelo split, 60 mil btus, que foram instalados na Unidade Semi-Intensiva da UI-6.  A Unidade também recebeu 20 capas de material sintético impermeável e com resistência de duração de no mínimo 3 anos. As aquisições custaram R$ 11 mil e R$ 4 mil respectivamente.
A coordenadora da Pastoral, Maria Ionice Vieira Zucon, explica que os recursos utilizados nas aquisições foram conseguidos através de suas promoções: chá beneficente e rifas.  O grupo também recebeu doações,

Pastoral

O trabalho da Pastoral é feito por agentes voluntários, que se dividem em grupos e dias de visitação. A coordenadora da pastoral, Maria Ionice Vieira Zucon, explica que são 32 agentes, mulheres da comunidade que se dispõe em ajudar os pacientes e seus acompanhantes, seja por meio de orações, silêncio, presença.

"A Pastoral da Saúde atua em três dimensões. A solidária, que é atender as necessidades básicas daqueles que vêm para cá e não tem roupas e nem produtos de higiene. Tem a parte comunitária, que consiste na multiplicação da informação para o bem da saúde da comunidade, divulgando campanhas de vacinação, por exemplo. E por último, a político-institucional, que é orientar os pacientes de seus direitos, como conseguir na Justiça os medicamentos de alto custo e home care", explicou a coordenadora.

Para a Santa Casa, a ação da pastoral possui um forte compromisso com a promoção, preservação e defesa da vida, tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus. O objetivo central do grupo católico é cuidar das pessoas doentes e incentivar as saudáveis a zelarem pela própria saúde.

De acordo com o levantamento realizado pelo hospital, são atendidas cerca de duas mil pessoas por bimestre. Durante as visitas os voluntários rezam, conversam e detectam necessidades para supri-las, sejam sociais ou espirituais. "Para a administração do hospital, o trabalho é fundamental, pois oferece conforto espiritual e mais segurança para os pacientes. O hospital acredita que, por conta disso, eles se recuperam mais rápido."

Junto com a secretária da pastoral, Jandira dos Santos, de 61 anos, Maria Ionice organiza numa sala do hospital reservada ao trabalho voluntário todo material e produto que é doado pela comunidade. Dentre eles estão: sabonete, creme dental, creme de barbear, xampu, condicionador, desodorante, escova de dente, cotonetes, talco, fraldas e roupas. "Cremos que 80% dos pacientes encaminhados para a Santa Casa chegam sem roupas e produtos de higiene. É onde entra nosso trabalho de doação. Quando chegam as roupas a gente leva para casa, lava, passa e ensaca por tamanho", explicou Maria Ionice.

A dona de casa Maria Luzia Soares Araújo, de 48 anos, foi uma das acompanhantes que recebeu roupas. Ela veio de Minas Gerais para cuidar da filha, vítima de violência doméstica. A jovem precisou passar por uma cirurgia neurológica, necessitando dos cuidados da mãe para a recuperação. "Gostei demais da doação. Estava precisando de roupas, já que vou ficar uns 15 dias aqui", afirmou.

Jandira lembra que existe também a multimistura (composta por farelas de arroz ou trigo, pó de folhas de mandioca e de sementes), doada para os pacientes que fazem quimioterapia, por exemplo. "O creme hidratante, xampu e condicionador são muitos importantes também para quem está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva)", disse Jandira, ao citar que boa parte da doação vem do Rotary Cidade Amiga. Os interessados em ajudar a Pastoral da Saúde devem ligar no telefone (18) 3607-3029.

CNBB
A Pastoral da Saúde é um organismo de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. A entidade, de acordo com as diretrizes da CNBB, é a ação evangelizadora "de todo o povo de Deus, comprometido a defender, promover, preservar, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de alguns tempos hoje a missão libertadora de Cristo no mundo da saúde".