09/12/2010 - Presépio de Natal é atração no hall da Santa Casa

O Presépio de Natal, tradicional manifestação natalina que a direção da Santa Casa organiza, já está montado no hall da portaria principal. Organizado pela religiosa Maria Forato, que atua como enfermeira na Central de Material, o presépio é exposto no recinto desde 1999. O objetivo: preparar o ambiente do hospital para o momento mais esperado do ano: a celebração do nascimento de Jesus Cristo.

Ao mesmo tempo em que representa uma tradição religiosa, o presépio atrai a atenção de pacientes, acompanhantes e dos variados grupos de pessoas que circulam diariamente pela Santa Casa. “É muito lindo! Dá um ânimo!”, exclamou Raimundo. Lurdes, emocionada, elogiou a manutenção de uma tradição tão antiga. “Há mais de dois mil anos recebemos um presente de Deus e, por isso, temos que comemorar sempre”, disse Lurdes dos Santos, 62 anos, que acompanhada do esposo Raimundo dos Santos, veio de Penápolis para realizar exames na Santa Casa.

Além do presépio, a direção da Santa Casa incentiva a colocação de decoração natalina em todos os setores. De acordo com Maria Célia Trindade, administradora do hospital, a Santa Casa valoriza a decoração natalina, justamente pelo significado da data. “As pessoas amam o clima natalino, por isso incentivamos este tipo de iniciativa”.

Presépio- é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra significa “estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo. A tradição, na sua forma atual, teve origem no século 16. Os primeiros presépios foram criados em mosaicos no interior de igrejas e templos no século 6.