20/07/2010 - Programa de Revitalização entra na reta final

por: Michele Bacelar

Começou esta semana a penúltima etapa do Programa de Revitalização da Santa Casa de Araçatuba, evento que integra projeto semelhante que a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) patrocina e realiza nos municípios que integram sua área de atuação.

O módulo implantado nesta reta final de projeto está relacionado com a gestão de processos. Na palestra inaugural, o consultor do CEALAG (Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão), Luis Otávio Viana destacou a importância da padronização dos documentos que tramitam pelos vários setores do hospital: da fonte de origem ao destino final. “Isto facilita o trabalho de todos”, explica Viana.

A última etapa do Programa será implantada em agosto e terá como tema principal a gestão de custos. A palestra será realizada na Santa Casa de Penápolis, que também participa do programa.

Avanços

Iniciado em dezembro de 2008, o Programa de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos terá duração de dois anos, prazo que se encerra no final de 2010. No caso especifico da Santa Casa de Araçatuba, já foram cumpridas várias etapas, restando apenas mais duas.

O projeto já capacitou funcionários de vários setores, que passaram por um intensivo programa de treinamento. O objetivo é a melhoria da qualidade de organização interna, atendimento aos públicos externos e internos.

A implantação do Programa de Humanização Hospitalar em um dos resultados do programa. Implantado em maio de 2009, o programa está ajudando o hospital avançar em uma das áreas que é a razão de sua existência: a qualidade do atendimento ao paciente.

Certificado de Qualidade

Após o ultimo módulo, a Santa Casa passará por outra avaliação que será realizada por equipe do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar), que determinará a certificação final do hospital. “No final do ano será a ultima avaliação, em que será definido se o hospital receberá a certificação ouro, prata ou bronze. Esta pontuação será definitiva”, ressalta Viana.

Na ultima avaliação feita em 2009 a Santa Casa de Araçatuba recebeu 180 pontos, o que corresponde ao prêmio bronze de qualidade. A pontuação foi uma conquista para a instituição que na primeira avaliação feita em 2008 havia somado 56 pontos.

A certificação de qualidade é importante para as instituições filantrópicas, pois comprova a adoção de práticas mais humanas no atendimento aos pacientes, formação gerencial, padronização de procedimentos de enfermagem e protocolos clínicos, entre outros.