A meta da direção da Santa Casa de Araçatuba de realizar 100 cirurgias por dia ganhou importante reforço. A sala cirúrgica do Centro de Obstetrícia que estava desativada há muito tempo, voltou a funcionar nesta segunda-feira (29/4), após ter sido reformada e reequipada. Com isto, a média mensal de 50 partos cesáreos deixou de ser realizada em salas do Centro Cirúrgico localizado no quinto-andar, que agora fica com as 12 salas exclusivas para realização de cirurgias gerais.
Reformada com recursos próprios da Santa Casa de Araçatuba, a reativação da sala cirúrgica no quarto andar completa a logística do Centro Obstétrico que mantém na mesma ala salas para recepção e exames nas gestantes, alojamentos coletivos para parturientes e bebês e recintos para as equipes médicas e de enfermagem. Incluindo a sala de cirurgias cardiovasculares e torácicas que funciona também no quarto andar, hospital passa a dispor de 14 salas cirúrgicas.
O alojamento coletivo também está sendo revitalizado graças ao repasse de R$ 696.000,00 repassada pelo Ministério Público do Trabalho em parceria com a Justiça do Trabalho de Araçatuba de multas trabalhistas aplicadas em empresas. O aporte será suficiente para reforma de mais da metade dos 12 quartos da ala, cujo orçamento total é de R$ 1.092.948.05.
O Centro Obstétrico da Santa Casa de Araçatuba atende em média 100 mulheres por mês, dentre gestantes que integram o grupo de alto risco, uma alta complexidade que o hospital é referência para 40 municípios da região de Araçatuba; gestantes de Araçatuba com atendimento via Hospital da Mulher que mantém contrato com a Santa Casa para prestação de serviços de partos humanizados e cesáreos e cirurgias de média complexidade com a Santa Casa.
“Hoje temos um serviço de ginecologia e obstetrícia completo e avançado”, afirma a obstetra Maria Lúcia Marin Cominotti ao associar a reativação da sala cirúrgica à uma demanda crescente. Em janeiro foram realizados 87 partos, em fevereiro 101 e em março 134, totalizando 332 procedimentos dentre partos humanizados e cesarianas. O Serviço também realiza cirurgias ginecológicas como por exemplo, histerectomias (retirada de útero), períneoplastias (suspensão da bexiga), retirada cisto de ovário e cirurgias oncológicas.
Para atender a demanda, o Centro Obstétrico possui equipe com 14 ginecologistas e obstetras e 10 médicos residentes. O trabalho da equipe também inclui atendimentos de urgência e emergência que para a região é via CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços da Saúde) e para Araçatuba funciona em sistema de demanda espontânea
Meta da direção é realizar 100 cirurgias gerais por dia
A nova diretoria da Santa Casa de Araçatuba que assumiu há três meses, priorizou ações para a melhoria da assistência à população dos 40 municípios para os quais é referência em média e alta complexidades. A reestruturação do Centro Cirúrgico, que estava com apenas 4 salas completas de um total de 12, foi a primeira providência adotada. Foram reformadas e reequipadas 8 salas cirúrgicas e o corredores de acesso ao complexo, que além da pintura, também recebeu forro removível.
A resposta aos investimentos foi imediata. “De uma média diária de 18 a 20 cirurgias, passamos para 45 em janeiro e fevereiro. Em março, conseguimos atingir 63 cirurgias por dia”, revela o diretor clínico Giulio Stanco Coscina Neto. A meta “é atingir 100 cirurgias diárias”.