01/09/2021 11:44:24 - Santa Casa de Araçatuba recebe extrator de leite humano doado por ação conjunto dos Rotarys Clubs Alvorada e Bandeirantes

A Santa Casa de Araçatuba já dispõe de mais um extrator de leite de humano para ser utilizado pelas mães de bebês prematuros internados nas unidades de terapia intensiva neonatais. O equipamento, cedido por empréstimo pela Prefeitura de Araçatuba, foi entregue ontem por representantes do Rotary Club Bandeirantes e Rotary Club Alvorada e será o segundo instalado no Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa.

O extrator foi comprado com recursos do Ministério Público do Trabalho/ Procuradoria do Trabalho de Araçatuba que dou R$33mil para custear o projeto elaborado pelos Rotarys Bandeirantes e Alvorada em resposta a pedido feito pela diretoria da Santa Casa. O Posto de Coleta de Leite Humano da instituição é vinculado ao Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher.

O equipamento foi recebido pela tesoureira da Santa Casa, Maria Ionice Zucon.

A exemplo do sistema já implantado no Posto de Coleta de Leite Humano do hospital, o novo extrator foi desenvolvido para coleta simultânea nas duas mamas. O desempenho agiliza a ordenha ao mesmo tempo em que oferece conforto às puérperas.  .

“Esse é um extrator hospitalar importado e é o melhor que existe no mercado. O diferencial é um cartão de memória que faz a massagem na mama estimulando a saída do leite materno. Todos os componentes deste equipamento são autoclaváveis, ou seja, que podem ser esterilizados e são seguros para os bebês prematuros”, explica a coordenadora do Banco de Leite Humano, Jesiela Passarini.

A entrega foi realizada ontem (31/8) com a presença do prefeito Dilador Borges, da secretária de Saúde Carmem Guariente, da presidente 2021/2022 do Rotary Club Araçatuba Bandeirantes, Fátima Hassan Bass Laureto, da presidente do Rotary Club de Araçatuba Alvorada, Lenira Sonia Borgeth, do ex-presidente do Rotary Club de Araçatuba Bandeirantes, João Serafim Vieira, de Maria Eunice Vieira Zucon, membro da administração da Santa Casa de Araçatuba, além de funcionários do BLH.

“Agradecemos aos Rotarys Clubs Bandeirantes e Alvorada e ao Ministério Público do Trabalho pelo projeto realizado e doação dos recursos necessários para viabiliza-lo e ao Banco de Leite pela indicação do Posto de Coleta da Santa Casa de Araçatuba para utilizar o equipamento,”, afirma Maria Ionice Zucon.