15/10/2014 - Santa Casa faz retirada de órgãos de paciente com morte encefálica

Uma paciente de 50 anos, internada no Hospital das Clinicas da Unicamp (Campinas) deve receber ainda hoje o fígado retirado do jovem Vinicius Carvalho de Lima, 14 anos, em procedimento realizado na Santa Casa de Araçatuba. A captação começou as 6h30 e terminou as 11h30 desta quarta-feira.

O rapaz teve  morte encefálica constatada por volta das 15h de terça-feira, quase 40 horas depois de ter sido internado em quadro clinico grave decorrente de aneurisma cerebral, sofrido na noite de domingo em Guararapes, onde residida com a família.

Removido para a Santa Casa de Araçatuba, o paciente deu entrada as 23:59 de domingo (12/10). Foi  atendido pelo neurocirurgião Rodrigo Mendonça, que após exames realizados, constatou extensa área hemorrágica no cérebro do paciente. Apesar dos esforços da equipe de Neurocirurgia, o  paciente entrou em coma em decorrência de hemorragia intracraniana.

Na manhã desta terça-feira o quadro ficou ainda mais grave evidenciando a morte cerebral, que acabou sendo constatada após a realização dos vários exames dos protocolos  que regem o diagnóstico de morte cerebral.

A família do paciente foi comunicada por volta das 16h30 e autorizou multi retirada de órgãos: coração, pulmões, fígado, pâncreas, rins e córneas. No entanto, somente o fígado, os rins e as córneas serão retirados. Os demais órgãos foram comprometidos em decorrência das drogas ministradas para estabilização do quadro.

Os órgãos foram retirados pela equipe de médicos e enfermeiros da Unicamp, que chegou em Araçatuba às 4h da madrugada desta quarta-feira. Esta equipe, composta pelos cirurgiões André Bertão.  Lilian Pinheiro; e o enfermeiro Marcos Moraes, do Hospital de Base de Rio Preto, retirou os órgãos  e transportou o  fígado para  ser transplantado no HC de Campinas. O fígado pode ser transplantado até 12 horas após a retirada.

As córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonon, da equipe de supervisores de enfermagem da Santa Casa de Araçatuba, referência em retirada múltipla de órgãos par 41 municípios da região de Araçatuba.

Os rins e as córneas retirados do doador foram levados para o Hospital de Base de São José do Rio Preto, serão cadastrados e encaminhados pela Central Nacional de Transplantes. Os rins podem ser transplantados até 36 horas após a retirada.