Notícias


13/11/2009 - Santa Casa possui Serviço de Endoscopia Digestiva

Os exames diagnósticos, importantes para direcionar os procedimentos dos médicos das mais diversas especialidades, estão cada vez mais precisos e confortáveis para os pacientes.

A Santa Casa de Araçatuba possui serviço próprio para a realização de endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colangiopancreatografia endoscópica retrograda. A unidade integra o setor de diagnóstico por imagem e realiza em média 200 exames/mês. São procedimentos importantes para o diagnóstico de doenças do aparelho digestivo.

É o caso da videoendoscopia, utilizada para o diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno. O exame é realizado por meio de um tubo flexível bastante fino, com menos de um centímetro de diâmetro, no qual está instalada uma microcâmera e iluminação especial, que permitem a visualização de todo o trajeto examinado. Para ser submetido ao exame, o paciente recebe anestesia tópica na garganta e é sedado, o que permite que ele relaxe e adormeça.

Esse é um dos exames realizados com maior frequência pelo Serviço de Endoscopia Digestiva da Santa Casa de Araçatuba, considerado referência regional na realização desse tipo de procedimento. Segundo o médico Wiliam Kiyoshi Hino, responsável pelo setor, são feitas em média 200 exames/mês.

No serviço, são realizadas biópsias para a pesquisa da bactéria Helicobacter pylori, que causa infecção no estômago provocando gastrite. As biópsias também são importantes para o diagnóstico preciso de tumores e processos inflamatórios no cólon (colites). “A endoscopia também é utilizada para a retirada de corpos estranhos que foram ingeridos, como moedas e baterias de relógios, acidente comum em crianças, ou espinhos de peixes, comum em adultos”, detalha o especialista.

 “O serviço de Endoscopia Digestiva da Santa Casa de Araçatuba também é habilitado para a realização de procedimentos como escleroses de varizes esofágicas, hemostasias de úlceras sangrantes, polipectomias e gastrostomias endoscópicas”, completa.

Ainda de acordo com o médico responsável, a unidade possui equipamentos modernos de videoendoscopia, (para o diagnóstico de doenças do esôfago, estômago e duodeno), um de videocolonoscopia (doenças do reto e do intestino grosso) e um aparelho para videocolangiografia (doenças das vias biliares e pâncreas). “As fotografias e os vídeos registrados durante os exames são importantes para complementarem os laudos médicos”, explica.

O Serviço de Endoscopia Digestiva da Santa Casa de Araçatuba atua em sinergia com o Laboratório de Anatomia Patológica e Citopatológica, que realiza o estudo e diagnóstico dos achados. São atendidos pacientes que chegam ao hospital através do pronto-socorro, e também pacientes internados. Todos esses exames são cobertos pelo SUS, Sistema Único de Saúde. Também são realizados por meio de diversos convênios médicos e particulares.

O serviço possui uma sala de recuperação, onde o paciente fica em observação até recuperar totalmente a consciência após a realização dos exames, já que esse tipo de procedimento não requer internação, a não ser que o paciente já esteja internado no hospital.

Compartilhe: