03/08/2009 - Santa Casa treina funcionários para controle da nova gripe

Dentre os esforços necessários para atendimento de casos da nova gripe, a direção clinica da Santa Casa de Araçatuba realizou treinamento especifico aos funcionários do setor de urgência e emergência  e equipes de enfermagem. Os
Colaboradores participaram de uma palestra que explicou desde a origem até a prevenção da influenza A H1N1.

A palestra ministrada pela chefe de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da entidade, Thais Rodrigues Antônio, foi composta por vídeos, enviados pela Secretaria de saúde do Estado, que explicaram sobre o vírus da gripe e formas de prevenir a contaminação. A reunião contou com a presença da chefe de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, Luciana Coimbra de Mello.

A iniciativa foi importante para esclarecer aos funcionários, quais são as formas de contagio da doença, medidas preventivas, critérios para o uso de máscaras e o cuidado com pacientes que chegam até o pronto socorro com os sintomas básicos de gripe.

“É importante que todos entendam o que está acontecendo e como devem agir quando chegar um paciente com suspeita de contaminação do vírus e como devem se equipar adequadamente para lidar com este paciente”, explica Thais.

Segundo vídeo apresentado, a disseminação da doença não acontece somente ao ter contato direto com paciente sem estar devidamente protegido, ou seja , utilizando luvas máscara, aventais e luvas descartáveis. Mas também no contato indireto ao pegar objetos contaminados, maçanetas, roupas ou estar perto de alguém que esteja tossindo ou espirrando.

“É importante lavar bem as mãos ao pegar objetos e lugares de muito acesso, para que não corra o risco de tocar em lugares contaminados e depois passar a mão na boca, nos olhos ou no nariz”, explica Thais.

Além dos cuidados primordiais com o vírus H1N1, foi esclarecido aos funcionários sobre o momento indicado para o uso de máscaras. A chefe de Vigilância Epidemiológica de Araçatuba, explicou que as máscaras só devem ser utilizadas enquanto o profissional está medicando, colhendo amostras para exame ou com uma distância mínima de um metro do paciente. Caso contrário é só tomar as medidas de higiene preventivas, “não é preciso que todos utilizem máscara, a situação esta sob controle”, finaliza.

Suspeitos

Até o momento estão internados na Santa Casa de Araçatuba dois suspeitos de contaminação do vírus H1N1, uma mulher de 62 e um homem de 23 anos. Os exames para confirmação da doença foram colhidos esta semana, e encaminhados para o Instituto Adolfo Lutz de São Paulo. Segundo a Vigilância Epidemiológica de Araçatuba o período de espera para o resultado de cada exame é de 15 a 20 dias devido a demanda de todas as regiões do estado.

Na semana passada, foi determinado pelo Ministério da Saúde que cada hospital vai tratar o paciente suspeito e em com o vírus na área de isolamento da entidade .