Notícias


19/11/2008 - Seja um doador de medula óssea

Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 55 anos poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.

::Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM MIL!

::Por isso, são organizados Bancos de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

::Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.

::A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.

::O Instituto Nacional de Câncer é o responsável pelo REDOME - Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Como se tornar um doador

1. Você precisa ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde.

2. Se você mora em um dos 43 municípios da região, cadastre-se no  Hemonúcleo de Araçatuba,  instituição da região apta a cadastrar doadores de medula óssea.

O cadastro de doadores de medula é feito no mesmo horário das campanhas de doação de sangue: segundas e quintas-feiras, das 15h às 20h; terças, quartas e sextas, das 8h às 11h30. O Hemonúcleo fica na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3608-7022.

3. Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml).

4. Seu sangue será tipado para HLA, que é um teste de laboratório para identificar sua genética.

5. Seu tipo de HLA será colocado em nosso cadastro.

6. Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.

7. Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários.

8. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação.

9. Seu atual estado de saúde será então avaliado.

Tire as suas dúvidas sobre Doação de Medula Óssea

O que é medula óssea?

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo.

Quem necessita de transplante de medula óssea?
Pacientes com produção anormal de células sangüíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como, por exemplo, leucemias. Além de portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação, etc.

Quais as chances de se encontrar um doador compatível?
Estima-se que seja por volta de 35% entre doadores parentes e de 0,1% entre pessoas não aparentadas. A compatibilidade é medida pela semelhança de antígenos entre doador e receptor.

O que acontece se não há um doador compatível entre os familiares do paciente?
Procura-se um doador compatível num Banco de Medula Óssea. O Banco necessita de um número elevado de voluntários para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.

Se um doador compatível é encontrado, o que acontece?
O próximo passo é ter certeza de que ele quer fazer a doação.

O que acontece com o doador antes da doação?
Ele passa por um exame clínico para certificar seu bom estado de saúde. Não há nenhuma exigência quanto a mudanças de hábitos de vida, de trabalho ou de alimentação.

Como a medula é removida?
Os doadores passam por uma pequena cirurgia de aproximadamente 90 minutos. São feitas de 4 a 8 punções na região pélvica posterior para aspirar a medula.
Qual a quantidade de medula óssea extraída?
Menos de 10%. Dentro de poucas semanas a medula doada será recomposta pelo doador.

Quais são os riscos para os doadores?
Os riscos são praticamente inexistentes. Até hoje não há relato de nenhum acidente grave devido a este procedimento. Os doadores costumam relatar um pouco de dor no local da punção.

Como os pacientes recebem a medula óssea?
Depois de um tratamento que destrói a própria medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em duas semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.


SERVIÇO 

O Hemonúcleo de Araçatuba é a instituição da região apta a cadastrar doadores de medula óssea.
O cadastro de doadores de medula é feito no mesmo horário das campanhas de doação de sangue: segundas e quintas-feiras, das 15h às 20h; terças, quartas e sextas, das 8h às 11h30. O Hemonúcleo fica na rua Arthur Ferreira da Costa, 330, bairro Aviação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3608-7022.

 

Compartilhe: