Notícias


25/06/2009 - Tecnologia e excelência médica em tratamento oncológico

Inaugurada em agosto de 2002, a Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Araçatuba oferece o que há de mais moderno para o tratamento do câncer. Do diagnóstico às cirurgias complexas e terapias específicas, como hormonioterapia e as quimioterapias intratecais.

Esta ampla estrutura está disponível aos pacientes do Sistema Único de Saúde, para o qual a Santa Casa é referência em tratamento oncológico para mais 40 municípios da região de Araçatuba.
Atualmente, a Unacon mantém 1.500 pacientes cadastrados, que estão passando por tratamento ou que já tiveram o câncer eliminado do organismo, mas ainda estão sendo acompanhados.

 “Normalmente, um paciente de câncer que é curado, é acompanhado por cinco anos, para que os médicos tenham certeza de que a doença não reapareceu. Mas, aqui, nós acompanhamos os pacientes por dez anos. Os cinco anos a mais de acompanhamento periódico representam maior segurança para o paciente”, informa o médico Fábio Alexandrino, membro da equipe   que atua na Unacon, formada por oito  oncologistas que atuam nas áreas clínica, onco-hematológica  e cirúrgica.

Quanto aos tratamentos oferecidos, são os mais modernos e eficientes disponíveis na atualidade. “As terapias que o paciente recebe aqui, na Santa Casa de Araçatuba, são exatamente as mesmas que ele receberia no Hospital do Câncer de Barretos (SP) ou em qualquer outra unidade hospitalar de referência no Brasil”, explica o hematologista Antônio Ivo Pezzotti, membro da equipe de especialistas do Centro. “Esses tratamentos seguem a protocolos estabelecidos nacionalmente”, completa.

O Centro de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba oferece todos os tipos de quimioterapia, a imunoterapia (bastante utilizada em casos de melanoma), as terapias monoclonais, principalmente as mais conhecidas e utilizadas no combate do câncer de mama e do linfoma. A hormonioterapia e as quimioterapias intratecais, que são tratamentos quimioterápicos aplicadas diretamente no interior do canal medular, para o combate às leucemias e também linfomas.

Também é feito o uso de esteróides, que são medicamentos capazes de complementar a massa óssea nos casos de tumores ósseos. Os pacientes também recebem acompanhamento de psicóloga e assistente social.

Estrutura de Apoio

Além dessa estrutura exclusiva, a Unacon conta com o apoio de várias unidades instaladas na Santa Casa de Araçatuba. Para o diagnóstico, por exemplo, a Unidade utiliza a tecnologia de ponta do Serviço de Imagenologia, dotado de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografia e ultrassonografia com Doppler. O diagnóstico por imagem, também inclui a realização de endoscopia digestiva (reto e cólon) e laringoscopia.

A Santa Casa também possui serviço próprio de Anatomia Patológica que realiza exames de rotina e os específicos para o câncer, como CEA,CA 125 e alfa-feto proteína.
A logística para tratamento quimioterápico inclui três salas de atendimento ambulatorial, sala de repouso, sala de estadia, consultórios e sala de espera. Além de médicos altamente capacitados, o Centro de Oncologia possui uma equipe de enfermagem especializada e farmácia própria

Compartilhe: