Notícias


28/05/2015 - Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 3 de junho

 
Campanha contra a gripe foi prorrogada em todo o Estado de São Paulo. Vacina continua disponível em todas as 26 unidades básicas de saúde. 

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo prorrogou em todo o Estado de São Paulo, até o próximo dia 3 de junho, a campanha de vacinação contra gripe. Em Rio Preto, a vacina continua disponível em todas as 26 unidades básicas de saúde.
Podem tomar a vacina bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, além das pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e os profissionais de saúde.
 
Até esta quinta-feira, dia 21/5, foram aplicadas 58.863 doses da vacina no município. A cobertura geral é de 49,53%. Em Rio Preto, entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, existe um total de 124.411 pessoas que podem se vacinar contra influenza, sendo 21.727 crianças, 57.373 idosos, 16.181 profissionais de saúde, 661 puérperas, 4.029 gestantes, além de 24.450 portadores de doenças crônicas. A meta é imunizar pelo menos 80% deste total.
 
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
 
Quem apresentou algum quadro em que houve ocorrência de febre nos últimos dias deve informar a condição antes de ser imunizado ao responsável pela sala de vacina. “Neste caso, as condições de saúde serão avaliadas”, complementa a coordenadora.
 
Os munícipes que forem até as unidades desaúde poderão, além da vacina de gripe, tomar outras vacinas que estejam em atraso. A vacina imuniza contra vírus da gripe A (H1N1), além do A (H3N2) e B.
 
Pessoas com doenças crônicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.
 
Para ser imunizada, a pessoa tem de ir até a unidade de saúde mais próxima de casa, portando documentos pessoais e caderneta de vacinação ou o Manual Vivendo com Qualidade, distribuído gratuitamente a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em Rio Preto.
 

São 26 unidades de saúde com vacina à disposição em Rio Preto. Em oito delas – Jaguaré, Santo Antônio, Vila Toninho, São Deocleciano, Vetorazzo, Parque Industrial, Solo Sagrado, Eldorado, o horário de vacinação é das 7 às 20 horas. Nas demais, tem início às 7 horas e vai até as 17 horas. 

Compartilhe: