Tão essencial quanto todos os serviços hospitalares especializados, o Setor de Higienização da Santa Casa de Araçatuba é o responsável pela limpeza, remoção de sujidades e desinfecção para redução da carga microbiana de superfícies e ambientes, ações que são cruciais para prevenção e controle de infecções, garantia da qualidade da assistência e segurança de pacientes, funcionários e visitantes.
A equipe é composta por 200 trabalhadores que se revezam em turnos que totalizam 24 horas. O setor atua em duas frentes principais: limpeza concorrente, que é a higienização diária de superfícies de alto contato, e limpeza terminal, higienização completa e mais profunda de ambientes de internação após a alta do paciente. As agentes de higienização também realizam limpeza concorrente emergencial para manejo correto de fluidos corporais no chão.
São quase 30 mil metros quadrados de área construída do complexo hospitalar. Para manter todos os prédios e alas de acordo com os protocolos e normas hospitalares são necessários em média 860 litros/mêd de produtos concentrados para a limpeza e higienização de pisos, paredes, tetos, superfícies e banheiros – mais de 300 somente nas áreas de assistência.
São 133 setores assistenciais, administrativos e de apoio. Aproximadamente 80% desses setores são áreas utilizadas para assistência aos pacientes, como as alas onde estão os 330 leitos e as unidades de tratamentos contínuos –Hospital do Rim, Centro de Tratamento Oncológico, Central de Radioterapia– e a que realiza atendimentos de urgência e emergência –Pronto-Socorro. Essas unidades se destacam pela grande quantidade de longos corredores necessários à organização dos fluxos e eficiência do trabalho dos profissionais ligados à assistência, acesso de suprimentos e circulação de pacientes, acompanhantes e visitantes.
Esses setores registram boa parte do fluxo da média de 5 mil pessoas que circulam diariamente pelo complexo hospitalar em tratamento, visitação, a trabalho e em atividades profissionais eventuais.
Desde junho do ano passado, o trabalho é realizado sob conceito que prioriza a limpeza úmida, técnica que utiliza panos, mops ou esfregões umedecidos em soluções de produtos detergentes e desinfetantes, e ferramentas e utensílios ergonômicos que alcançam 100% das superfícies e mobiliário, o que torna as tarefas mais leves, reduz o tempo de execução do trabalho e protege as colaboradoras com a redução de riscos de acidentes como quedas e outros eventos adversos.
Assista o video.

