Veja os horários e normas para visitas aos pacientes internados

Atualização: 15/8/2022

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba informa flexibilização geral  em relação aos horários de visita e definições para troca de acompanhantes. As normas passam a vigorar  a partir de 15 de agosto de 2022.

HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS

HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS

Visitas aos pacientes internados podem ser realizadas de domingo a domingo nas seguintes faixas horárias:

UTI NEONATAL I e II

 

Aberta aos Pais e/ou Responsáveis

6h às 22h

Estendido

1 familiar

Sem Revezamento

16h às 17h

1 hora

 

UTI CORONÁRIANA 

 

2 familiares

Sem Revezamento

11h às 12h00

20h às 21h00

1 hora

 

UTI GERAL ADULTOS I, II e III.

 

2 familiares

Sem Revezamento

11h às 12h00

20h às 21h00

1 hora

 

CENTRO OBSTÉTRICO

 

1 Familiar

Sem Revezamento

11h às 12h

20h às 21h

1 hora

 

UNIDADES DE INTERNAÇÃO

 

1 Familiar por vez

Sem limitação de pessoa

 

11h30 às 21h

1 pessoa por vez

 

ISOLAMENTO 

 

1 familiar

Sem Revezamento

15h às 15h30h

20h às 20h30

30 minutos

 

PRONTO ATENDIMENTO

 

URGÊNCIA

1 familiar sem revezamento

 

8h

8h30

20h

20h30

 

EMERGÊNCIA

1 familiar sem revezamento

 

9h15

9h45

15h

15h30

21h

21h30

 

 

 

 

 

Troca de Acompanhantes: Manhã: 8h às 9h30 | Tarde: 12h30 às 14h | Noite: 20h30 às 22h

OBSERVAÇÃO

Crianças: Orienta-se aos pais e/ou responsáveis a evitarem trazer crianças menores de 12 anos, crianças de colo e recém-nascidos para realizar visitações. Casos excepcionais deverão ser avaliados pela supervisão do setor e/ou Serviço Social.

Unidades fechadas: Em respeito às normas do Ministério da Saúde, não será permitida visitas a pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus e outras doenças infectocontagiosas internados em isolamentos ou UTI . Salvo aquelas autorizadas pelo médico (a), informado aos familiares, e comunicado a recepção/portaria.

ATRASOS: Horários para visitações poderão sofrer atrasos ou paralisações, caso haja alguma intercorrência nas unidades durante o horário aberto às visitas. A visitação será liberada quando a situação estiver estabilizada.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AOS VISITANTES

Maior de 12 anos, com a apresentação de documentação e acompanhado dos pais e/ou responsáveis. Menores de 12 anos somente com avaliação da supervisão do setor e/ou do serviço social

Apresentar o documento original com foto (RG/ Carteira de Habilitação), para cadastramento. A  apresentação da carteira de vacinação é facultativa

Ter tomado pelo menos as duas doses da vacina contra o coronavírus  e a dose de vacina contra influenza (orientação em ambos os casos)

Ter proximidade com o paciente

Respeitar o regramento de horário pré-estabelecido, e respeitar as regras institucionais e de cada unidade de internação

Respeitar a equipe média, administrativa e de enfermagem;

---

Pacientes com direito e autorização para presença de acompanhante na instituição:

De acordo com a Política de Humanização do SUS  podem ser acompanhados durante o período de internação por um familiar ou pessoa de sua escolha, pacientes com os requisitos abaixo:

Acima de 60 anos

Gestantes e parturientes

Menores de 18 anos

Pessoa portadora de deficiência

Pacientes com doenças crônicas

TAMBÉM É PERMITIDO ACOMPANHANTES PARA PACIENTES MENORES DE 18 ANOS E MAIORES DE 60 ANOS NAS SEGUINTES UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Ambulatório de Especialidades Médicas: 1 acompanhante para procedimentos pré-agendados em pacientes acima descritos e também  gestantes e parturientes; portadores de deficiência física.

Hospital do Rim, Centro de Tratamento Oncológico (CTO) e Central de Radioterapia: 1 acompanhante para procedimentos pré-agendados.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AOS ACOMPANHANTES

Maior de 18 anos, e menor de 80 anos

Bom estado de saúde, física e emocional

Ter tomado pelo menos as duas doses da vacina contra o coronavírus  e a dose da vacina contra influenza (orientação)

Ser familiar, conhecido (a), ou cuidador (a) do paciente

Apresentar o documento original com foto (RG/ Carteira de Habilitação), para cadastramento, a apresentação da carteira de vacinação é facultativa

Acompanhantes do sexo feminino não poderão estar gestantes, salvo os avaliados pelo Serviço Social e/ou supervisão do setor;

Não trazer alimentos, a menos que o paciente tenha autorização  do  médico responsável pelo tratamento e expressa em comunicado prévio  à recepção;

Respeitar a equipe média, administrativa e de enfermagem;

---

TROCAS DE ACOMPANHANTES

Manhã: 8h às 9h30 | Tarde: 12h30 às 14h | Noite: 20h30 às 22h

 

 

Observação: As trocas de acompanhantes deverão ser efetuadas exclusivamente na Recepção Social/Visita que permanecerá aberta para atendimento ao público das 6h às 23h, respeitando os horários citados acima.

 

---

ENTREGA E DEVOLUÇÃO DE PERTENCES

Deverão ser efetivados através dos (as) acompanhantes e dos (as) visitantes e não mais por colaboradores da instituição.  Cada responsável pelo pacientes (acompanhante e/ou visitante) deverá guardar estes itens em sua posse.

Caso existam itens de posse da supervisão de enfermagem da unidade, devem ser entregues diretamente ao acompanhante e/ou visitantes, efetivando a entrega através de registro em prontuário destes itens. Conforme prescreve a orientação fundamentada do COREN de nº 076/2017.

Itens deixados e/ou esquecidos na instituição, estes devem ser entregue ao setor de Segurança e Vigilância, para guarda e possível posterior devolução, conforme determina a normativa interna de nº 008/2021.

ITENS PROIBIDOS

Alimentos sem a devida autorização médica, administrativa, nutricional  que sejam do conhecimento do setor

Cigarros, cachimbos, narguilés, canetas cigarros, entre outros materiais fumígeros (Lei Federal Nº 9.294 De 15/07/1996; Lei Estadual Nº 13.541 De 07/05/2009; Lei Federal Nº 8.262 De 31/05/2014)

Bebidas alcoólicas

Materiais perfurocortantes, entre outros do gênero

Coolers, caixas de isopor, entre outros do tipo

Caixas de som de todos os modelos e tamanhos, computador, notebooks, fones de ouvidos grandes, dentre outros aparelhos eletroeletrônicos de grande porte

Dinheiro e documentos desnecessários à internação

Malas, bolsas e qualquer outro invólucro de grande porte

Ventiladores

ITENS PERMITIDOS

Água; água de coco; Gatorade e sucos naturais, desde que estejam devidamente autorizados pelas equipes médica, administrativa, e nutricional, e previamente comunicados à recepção

Alimentação devidamente autorizada pelas equipes médica, administrativa, e nutricional, sendo previamente comunicada à recepção;

Roupas, roupas íntimas; produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete, escova de dente, pasta de dente, etc.). Exceção: prestobarba, cuja entrada é proibida.

Aparelhos eletrônicos, como: celulares, tablets, e outros eletrônicos de pequeno porte. Esses equipamentos devem ser mantidos na posse e sob a responsabilidade dos (as) pacientes e/ou seus acompanhantes

Pequenas bolsas, sacolas de mão, entre outros de pequeno porte para acondicionamento de roupas e demais pertences

---

VISITAÇÃO RELIGIOSA

Poderão ser realizadas diariamente aos pacientes internados em leitos de enfermarias, UTIs e Pronto-Socorro, na faixa horária das 13h às 21h.  Casos extremos fora desse período serão autorizados mediante autorização do Setor de Coordenação de Portarias.

Os representantes de todas as denominações religiosos devem possuir cadastro efetuado previamente na instituição. A medida visa prevenção contra possíveis fraudes. A visita religiosa é amparada por diretrizes da lei nº 9.982 de 14/07/2000 e normas institucionais através da norma interna de nº 002/2022 (Comissão de Voluntariado).

Para obter mais informações sobre o necessário para efetuar o cadastramento, os representantes  das denominações religiosas podem  entrar em contato  através dos telefones: (18) 3607-3046 ou (18) 3607-3049 (Setor de Protocolo) ou através do e-mail: stavoluntarios@terra.com.br.