28/08/2019 20:07:12 - 28 de Agosto, Dia do Voluntariado: Voluntários católicos da Pastoral da Saúde dão conforto espiritual e assistência material aos pacientes

Por: Antônio Crispim/ O Liberal Regional

No começo da Santa Casa, a Irmã Gertrudes Pereira observou que era preciso cuidar não apenas das enfermidades do corpo, mas também da alma. Por isso, formou grupo para acompanhar os pacientes, dando amparo religioso e material. Hoje, a Pastoral da Saúde tem 26 voluntários, que atuam diariamente em regime de escala. São agentes pastorais de quase todas as paróquias de Araçatuba. A presidente é Marilene de O. Boer Casonato e a secretária é Jandira K. Fugikura dos Santos.

Os agentes de plantão diariamente percorrem os leitos do hospital para orações. Há também a participação de padres, quando necessário.Na segunda-feira estavam de plantão Jandira Fugikura dos Santos e Sandra Druzian. Elas explicaram que além do atendimento religioso, há também apoio material. "O hospital é regional e recebe pacientes de várias cidades. Muitos vinham sem roupas adequadas e produtos de higiene pessoal. Assim, como a distribuir vários tipos de materiais, como toalhas, escovas de dente, creme dental, sabonete e outros produtos", disse Jandira Fugikura.

O trabalho é direcionado também à maternidade. Muitas mães chegam sem roupas para o bebê que vai nascer. A Pastoral da Saúde se encarregada de fornecer um kit que peças básicas. Os produtos são obtidos por meio de trabalhos voluntários.

(AC)