A Santa Casa de Araçatuba participou do 3º Ciclo de Oficinas de Regionalização da Saúde, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde e encerrado nesta terça-feira (9), com a presença do secretário estadual da Saúde, Dr. Eleuses Paiva. O evento reuniu, além dos gestores de estabelecimentos de saúde, também técnicos da Saúde Pública, prefeitos e secretários municipais de Saúde dos municípios que integram a região do Departamento Regional de Saúde II (DRS II).
Esta foi a terceira oficina promovida em Araçatuba, que recentemente passou a sediar a nova Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 19). A atividade teve como objetivo fortalecer o processo de regionalização e alinhar as estratégias dos municípios e prestadores de serviços às diretrizes da Política Nacional de Regionalização do SUS, que busca organizar a rede de atenção de forma hierarquizada, integrada e resolutiva.
Durante os debates, foram discutidos temas considerados prioritários para a região, como a expansão dos leitos hospitalares, a gestão das filas de cirurgias eletivas, o financiamento adequado de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), além da elaboração de protocolos de acesso assistencial e da necessidade de maior transparência nos processos regulatórios.
O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Dr. Éverton Santos, destacou a relevância do encontro: “A oficina permitiu discutir de maneira técnica e participativa questões estratégicas, como a ampliação da oferta de leitos, a regulação do acesso às cirurgias eletivas, o financiamento de OPME, bem como a construção de protocolos unificados e a transparência das filas de regulação. Estamos em busca de uma gestão de cuidado que assegure que nenhum paciente se perca na rede enquanto aguarda o tratamento cirúrgico, especialmente em áreas críticas como a ortopedia”.
Na oportunidade, o secretário Eleuses Paiva reuniu-se ainda com prefeitos da região e o Provedor da Santa de Araçatuba, anunciando a criação de um curso de Gestão em Saúde, que será oferecido pela Secretaria de Estado para qualificar os profissionais responsáveis pela administração da rede pública.
Ao final, a Santa Casa de Araçatuba reafirmou o compromisso de sua diretoria com o fortalecimento da RRAS 19, destacando que a consolidação do processo de regionalização representa um passo decisivo para garantir acesso mais rápido, justo e eficiente à saúde de qualidade para toda a população da região.








