07/10/2013 - AME abre inscrições para realização de mamografias

Para lembrar do evento mundial de prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, o AME de Araçatuba passa a ofertar, a partir de segunda-feira, exames de mamografia sem agendamento nas unidades de saúde. Em dias normais, as pacientes precisam ser encaminhadas pelas unidades de saúde. "Esse mês, qualquer mulher com idade entre 40 e 69 anos dos 27 municípios da região atendida pelo AME pode procurar o serviço direto, desde que estejam a mais de um ano sem fazer o exame ou nunca fizeram", explicou Ana Cláudia Rodrigues, membro dos comitês internos do ambulatório. Mulheres com mais de 35 anos e que tenham histórico de câncer na família também podem participar.

As interessadas podem procurar o ambulatório para fazer a inscrição de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, munidas com os documentos: RG, CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência. Após a mamografia, as pacientes terão consulta com mastologista para informar do resultado. O AME,  localizado na rua José Bonifácio, 1331, também ficará com sua fachada iluminada na cor rosa durante o mês de outubro; assim como seus funcionários, vestidos com a camiseta da campanha.

Somente neste ano, o ambulatório já realizou 1.817 mamografias, que resultaram em 117 biópsias, sendo 13 positivas para o câncer. Além do AME, o Hospital da Mulher também oferece os exames de mamografia.

A salgadeira Maria Noêmia Gomes, de 52 anos, fez ontem sua primeira mamografia devido à veiculação da doença na mídia. "Como não sinto dores, ia deixando passar, mas agora vou fazer todos os anos", disse. A dona de casa Terezinha Carvalho de Oliveira, 48, realiza o exame desde os 40, pois se preocupa com a saúde.
Já a técnica de enfermagem Cililene da Silva Araújo, 43, desconfiou de um tumor ao fazer o autoexame. O câncer na mama direita foi descoberto em dezembro de 2012, desde então, ela passou por quimioterapia, retirou o seio e hoje aguarda para colocar prótese. "Eu aconselho muito a fazer o autoexame e, se descobrir algo, tem que procurar o médico, sem falta", disse.

Casos cresceram 32,5%

Os casos de câncer de mama tiveram um aumento de 32,5% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, em Araçatuba. Enquanto que nos primeiros sete meses de 2012 foram diagnosticados 43 pacientes com o tipo de neoplasia mais incidente entre as mulheres, neste ano o número subiu para 57. Os dados constam no Datasus (Departamento de Informática do SUS - Sistema Único de Saúde), do Ministério da Saúde.
O aumento se deve, na opinião do ginecologista e obstetra Márcio Pimenta, que atua do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Araçatuba, a maior oferta de exames e também conscientização da população em relação à doença. Ele cita a mamografia como um dos exames que ajudam no diagnóstico precoce do câncer de mama, além do autoexame, que alerta às mulheres a procurarem serviço médico.

Para o oncologista Bruno Guilherme Kersten, da Santa Casa de Araçatuba, quando o tumor é diagnosticado precocemente, as chances de cura são de quase 100%. "Conclusões de alguns estudos demonstram que os benefícios do uso da mamografia se referem, principalmente, a cerca de 30% de diminuição da mortalidade em mulheres acima de 50 anos", explicou.

Folha da Região de Araçatuba (5/10/2013)
Por: Monique Bueno