07/12/2012 - AME lança manual para padronizar conduta à gravidez de risco

O Serviço de Obstetrícia de Alto Risco do Ambulatório Médico de Especialidades “Dr.Oscar Gurjão Cotrim” adotou um protocolo para padronizar os procedimentos relativos ao atendimento de gestantes de alto risco. Gestação de alto risco ocorre quando existe qualquer doença materna (hipertensão, diabetes, asma, por exemplo) ou condição sócio-biológica (gravidez precoce ou tardia, por exemplo) que possam prejudicar sua boa evolução.

Com 25 páginas, o Protocolo recebeu o título de “Manual de Orientação em Obstetrícia de Alto Risco” e foi elaborado sob a coordenação do obstetra Márcio Pimenta, após estudos em literatura especifica sobre procedimentos realizados nos principais centros de atendimento às gestantes. A adoção do Protocolo antecipa uma decisão da Secretaria Estadual de Saúde em relação à necessidade de uniformizar os atendimentos às grávidas de alto risco em toda a rede AME no Estado de São Paulo.

O manual foi impresso e disponibilizado aos consultórios de obstetrícia do AME de Araçatuba. A Santa Casa de Araçatuba, referência para realização de partos de alto risco à pacientes da região de cobertura do AME, também receberá o documento. “Com isto estaremos uniformizando a conduta de todos os profissionais que prestarão algum tipo e atendimento durante toda a gestação e parto da gestante de alto risco. A conduta única garante um atendimento de qualidade; não é um experimento”, explica o obstetra do AME, Márcio Pimenta.

Ele aponta como exemplo a importância da realização de pelo menos um exame de ultrassonografia por mês “para se acompanhar o desenvolvimento do feto e de detecção precoce de qualquer intercorrência relativa a isto”. No caso das grávidas hipertensas, que representam aproximadamente 34% das mulheres que realizam pré-natal no AME Araçatuba, a realização de consultas periódicas a cada 15 dias possibilita ao médico acompanhar a evolução da pressão arterial e a eficiência ou não da medicação prescrita. “Se a pressão continuar em alta, o Protocolo indica a necessidade de mudança do remédio e/ou dosagens”, explica o obstetra.

Pré-natal com qualidade

O conteúdo do Manual de Orientação em Obstetrícia de Alto Risco é mais um avanço na qualidade dos atendimentos prestados pelo Ambulatório Médico de Especialidades “Dr.Oscar Gurjão Cotrim”. O objetivo é garantir maternidade segura às gestações patológicas, e que, portanto possa causar dano à parturiente e/ou ao feto.

Em sua estrutura, o AME possui capacidade para atender gestantes de Araçatuba e dos 27 municípios que integram sua área de atuação. O grupo de Alto risco abrange além da gravidez precoce (gestantes com idade inferior a 15 anos), gravidez tardia (gestantes com idade superior a 35 anos), doenças como alcoolismo, fumo, drogas, hipertensão, diabetes infectocontagiosas, entre outras.

A equipe de acompanhamento à gestação de Alto risco compreende além do médico obstetra, médicos das mais diversas especialidades, bem como nutricionistas. A direção do AME, também realizou parceria com a Faculdade de Odontologia de Araçatuba para que as gestantes possam receber atendimento em Saúde Bucal para prevenção e tratamento das afecções orais que podem inclusive, desencadear trabalho de parto prematuro. Além disso, o recém-nascido será encaminhado já precocemente à clínica do bebê.

Complementando as consultas pré-natais periódicas, são realizados exames complementares de diferentes complexidades visando monitorar gestante e feto, garantindo melhor qualidade de vida durante a gestação e redução no índice de mortalidade infantil.

O programa de acompanhamento à gestante de alto risco busca humanizar o atendimento às mesmas, através de consultas agendadas previamente com hora marcada, acompanhamento dentro do AME pela orientadora e equipe de enfermagem, reuniões multidisciplinares visando esclarecimento das pacientes sobre temas referentes à gestação.

As pacientes estabilizadas clinicamente são encaminhadas à sua cidade de origem para realização do parto, e aquelas que apresentam maiores riscos materno-fetais são encaminhadas à Santa Casa de Araçatuba, referência em Obstetrícia de Alto Risco na região.