25/03/2013 - AME reúne gestantes de alto risco em ciclo de palestras
Gestantes de alto risco dos 26 municípios atendidos pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Araçatuba realizou na sexta feira (22/03) um ciclo de palestras sobre cuidados em relação à gravidez de alto risco. O evento faz parte do programa de acompanhamento lançado há dois anos para reforçar as orientações fornecidas durante as consultas de pré-natal.
Atualmente, o AME Araçatuba acompanha 200 gestantes de alto risco. Além das consultas de pré-natal para monitorar a gestante e o feto, estabilizar os efeitos do risco, como também para oferecer suporte a uma gravidez com qualidade de vida.
No ano passado, o AME realizou pesquisa cujos resultados possibilitaram traçar o perfil das pacientes: aproximadamente 30% são hipertensas e em torno de 20% têm diabetes. De posse disto, a equipe multidisciplinar que atua no acompanhamento a estas gestantes passou a executar estratégias para reverter às consequências destes problemas durante a gravidez.
Os resultados foram além. A equipe constatou também que 98% dos recém-nascidos receberam alta após o parto e apenas 4% necessitaram de internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). E nenhuma puérpera precisou de cuidados intensivos; todas tiveram alta médica. Além do mais, 89% das gestantes realizaram mais que seis consultas de pré-natal, que é número mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o obstetra Márcio Pimenta, coordenador do Serviço, estes resultados são decorrentes do fato de o AME priorizar o oferecimento do total de consultas e exames necessários para monitoramento das grávidas e fetos. A Unidade possui 26 especialidades e “se a gestante tem hipertensão, é submetida a consultas e exames com o cardiologista. Em um único espaço ela realiza o pré-natal, ultrassom e exames complementares”, explica.
Palestras
A exemplo dos encontros anteriores realizados neste período foram ministradas palestras hipertenção, diabetes, doenças infecciosas, e mitos e verdades durante a gravidez. Também foi ministrada palestra sobre os direitos das gestantes.
Os palestrantes foram: o cardiologista Tarcisio Vezzi Almodova, a endocrinologista Fernanda Menezes de Melo, o infectologista Giulio Stanco Coscina Neto, a nutricionista Solange Pinheiro de Abreu, o clinico geral Gustavo Sanches Arduino e o obstetra Márcio Pimenta.