Um lote com 600 litros de álcool líquido 70% foi doado à Santa Casa de Araçatuba pelos advogados Pedro Gracia e Gustavo Tozzi que representam o Escritório Asteca de Contabilidade e o Gracia & Tozzi Sociedade de Advogados, duas empresas de Birigui que participam do “União à Saúde”, um grupo criado para ajudar a cidade enfrentar a pandemia do coronavírus. A doação foi entregue ao administrador Mauro Inácio da Silva que em nome da diretoria da Santa Casa, agradeceu o importante apoio.
Os advogados, no entanto, decidiram incluir duas instituições de Araçatuba na divisão de álcool que adquiriram com recursos próprios: o Lar São João e a Santa Casa de Araçatuba. “Os hospitais precisam estar preparados para lidar com a pandemia, e a Santa Casa de Araçatuba é responsável pelo atendimento de uma população muito grande”, afirmou Gustavo Tozzi ao explicar a inclusão do hospital dentre os beneficiados.
De acordo com Tozzi, a visão sobre as necessidades de instituições regionais, que a exemplo da Santa Casa de Araçatuba são referências para o atendimento da população regional, “foi motivada pelas iniciativas realizadas pela UECAR ((União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região) e o Noroeste Com Vida (ação que está em andamento sob a coordenação do empresário Dario Guarita Neto)”. A UECAR doou à Santa Casa de Araçatuba 1000 máscaras padrão N-95 e um Monitor Multiparâmetro 6-80, que foram adquiridos pelos R$ 52 mil arrecadados dentre empresários, produtores rurais e entidades representativas em geral.
Em março, primeiro mês das ações de enfrentamento à pandemia da covid-19, o consumo de álcool líquido 70% na Santa Casa de Araçatuba foi de 1.200 litros, 30% maior em relação ao mês anterior. O produto é uma das maiores demandas em todo o complexo hospitalar. Nos setores de enfermagem, por exemplo, é usado tanto para desinfecção de objetos e superfícies utilizados nas rotinas de atendimento, quanto para assepsia de pele de pacientes antes de punções venenosas. O Setor de Higiene e Limpeza Hospitalar, utiliza o álcool líquido 70% para desinfecção de superfícies gerais.
Os 600 litros do produto que foram doados representam 50% do consumo mensal no hospital. “Com a doação, acreditamos que a verba que seria utilizada pelo hospital para a compra do álcool poderá ser direcionada para outras coisas, tão importantes quanto”, afirmou Tozzi ao ser informado sobre a relação quantidade doada/consumo mensal.
A doação realizada pelos representantes dos dois escritórios contou com ajuda voluntária da Frasquim, empresa de Guarulhos, especializada na produção das embalagens plásticas utilizadas para embalar o produto, e a Transportadora Rebecchi que transportou a carga gratuitamente daquela cidade para Birigui.
Além da Santa Casa de Araçatuba e do Lar São João, entidade que abriga idosos da cidade, outras três instituições foram beneficiadas pela ação dos advogados biriguienses: Santa Casa de Birigui, Recanto do Vovô, e Abrigo Vó Tereza, todas de Birigui. “Neste momento de pandemia, temos que unir forças para combater o coronavírus”, finalizou Tozzi.
Doações do produto são bem-vindas à Santa Casa de Araçatuba. Empresas, instituições e pessoas físicas, podem entrar em contato pelo fone (18) 3607-3032.