Notícias


27/10/2017 - Alunas da UNIP fazem esclarecimento sobre o AVC

 Até o dia 29 desse mês, a Rede Brasil AVC realiza a Campanha Nacional de Combate ao AVC. O titulo da campanha é “Qual o seu motivo para prevenir um AVC”?  A pergunta é feita como forma de provocar nas pessoas o encontro de uma ou mais razões na vida que as motive a prevenir o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com isso, a Rede Brasil AVC busca informar sobre os sinais e sintomas da doença e como se prevenir, mostrando à população que o AVC pode ser evitado em até 90% dos casos.

 
Como forma de sensibilizar o publico alvo sobre a importância de conhecer a doença, alunas do curso de Enfermagem da Unip de Araçatuba realizaram uma campanha de prevenção na Santa Casa de Araçatuba. O trabalho foi idealizado pela neurologista Fabiani Honorato.
Pacientes e acompanhantes foram abordados na portaria principal do hospital e receberam panfletos com orientações sobre a doença. As alunas também realizaram o calculo de Índice de Massa Muscular (IMC) dos participantes, posto o AVC também ser uma doença decorrente da obesidade. 
 
O grupo de alunas foi supervisionado e orientado pelo professor Carlos Selis, pelo psicólogo hospitalar Leandro Carvalho e pela coordenadora de humanização Sandra Serapião.
 
A doença
O Acidente Vascular Cerebral, ou derrame cerebral, ocorre quando há um entupimento ou o rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada, podendo deixar graves sequelas e até mesmo a morte.
 
De acordo com os dados estatísticos fornecidos pelo Ministério da Saúde (MS), em 2015, o AVC foi fatal para mais de 100 mil pessoas. Isso significa que, diariamente, cerca de 300 pessoas morrem vítimas do AVC no Brasil.
 
Aprenda a reconhecer o AVC porque tempo perdido é cérebro perdido.

Início súbito de qualquer dos sintomas abaixo:
=607; Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo;
=607; Confusão, alteração da fala ou compreensão;
=607; Alteração na visão (em um ou ambos os olhos) 
=607; Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar;
=607; Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.
 
Se você ou alguém que você conhece estiver com um destes sintomas – NÃO ESPERE MELHORAR!!! CORRA!!! Cada segundo é importante.
LIGUE imediatamente para o número 192 (SAMU), ou para o serviço de ambulância de emergência da sua cidade, para que possam enviar o atendimento a você.
 
Outro dado importante é observar / checar / anotar a hora em que os primeiros sintomas apareceram. Se houver rapidez no atendimento do AVC, até 4,5 horas do início dos sintomas um medicamento que dissolve o coágulo pode ser dado aos pacientes com AVC isquêmico, o tipo mais comum de AVC, diminuindo a chance de sequelas.
 
Compartilhe: