07/10/2022 19:22:35 - Alunas do ensino médio visitam Santa Casa de Araçatuba para estudo de vocação profissional

Um grupo de alunas do primeiro ano do ensino médio do Colégio De Angeles visitou a Santa Casa de Araçatuba em atividade curricular da disciplina estudos de caso e vivência hospitalar. Foi a primeira visita, de um ciclo que a diretoria do hospital pretende consolidar, tanto  para  contribuir com segmentos intermediários da Educação e formação profissional, quanto para aproximar a comunidade da instituição.

De acordo com a professora Camila Tames Stringuetta Garcia, o objetivo da visita foi proporcionar às alunas a oportunidade de  conhecer a dinâmica de um hospital com seus vários  segmentos e diferentes profissionais que atuam  para que  o paciente seja atendido em todas as suas necessidades.

Conhecer de perto esta estrutura é na opinião da professora, uma oportunidade de avaliar todo o contexto da assistência aos pacientes. “ Muitas vezes as pessoas  pensam que somente o médico é importante. E não é. A gente depende de equipes multidisciplinares e  interdisciplinares  para que o paciente seja bem assistido”, explicou a professora  ao citar que a rede envolve  “desde a cozinha, lavanderia , limpeza, enfermagem, fisioterapia, exames e assim sucessivamente”.

As alunas visitaram 16 áreas do complexo hospitalar, dentre as quais UTI Neonatal, Pronto Socorro, Hospital do Rim, Lavanderia e Usina de Oxigênio.  O grupo foi  acompanhado  pelas enfermeiras Ana Paula Mazzini, gerente dos responsáveis técnicos dos setores de assistência e Marcela Machado Caldato, do setor de Educação Continuada e Permanente.

Durante o tour, as enfermeiras explicavam as atividades do serviço hospitalar visitado e a função dos profissionais que neles atuam.  “E foi exatamente isso que chamou a atenção na visita. Conseguimos observar todos esses profissionais trabalhando de forma integrada para o bem estar do paciente”, definiu a professora Camila.

Ela explicou também, que a disciplina que leciona, também objetiva a busca de elementos que poderão ajudar as alunas a definirem a carreira que pretendem seguir ao final do ensino médio. “Neste hospital com tantas atividades, as alunas tiveram a oportunidade de ter contato com os diferentes profissionais observando sobre o que cada um é responsável”, afirmou

A aluna Maria Eduarda Turrini, por exemplo, começou a visita dizendo que pretende cursar Medicina, “pois desde criança tenho vontade de cuidar das pessoas”. Ao final da visita, ela disse que por tudo que conheceu “tenho a certeza de que é isso mesmo que eu quero”.

O administrador da Santa Casa, Luiz Otávio Barbosa Vianna que recepcionou as estudantes, definiu a visita como importante para o hospital que “além de cumprir a sua missão de assistir as pessoas em suas necessidades de saúde, também atua como ambiente de formação profissional quer seja da saúde e de tantas outras áreas que atuam no hospital”.