19/11/2015 - Banco Itaú doa livros para classe hospitalar da Santa Casa

A sala de aula hospitalar que atende em média 15 crianças internadas na Santa Casa de Araçatuba ganhou um importante reforço. A Fundação Itaú Social, por meio do posto de atendimento que funciona no hospital, doou uma caixa com livros para ser utilizada não só pela classe hospitalar, como também para crianças em idade escolar internadas na Pediatria.

Ao todo são 50 títulos de clássicos das literaturas infantil e infanto-juvenil. O lote faz parte do acervo reunido pelo Banco Itaú que por meio do projeto “Leia para uma criança” -# issomudaomundo, faz doações à Ongs, instituições governamentais, escolas para incentivar professores, monitores, pais e responsáveis por crianças de todas as idades, por entender que “ler para uma criança é um ato capaz de provocar efeitos transformadores na vida delas e na nossa também”.O programa já distribuiu 4 milhões de livros em todo o país.

De acordo Aline Soares e William Rodrigo dos Santos, gerentes de conta do Posto de Atendimento Bancário 6575, agência do Banco Itaú que funciona na Santa Casa de Araçatuba, a classe hospitalar foi escolhida para receber os livros “porque entendemos que a leitura reduz o estresse dos pequenos pacientes e agrega conhecimentos enquanto eles são tratados".

Classe hospitalar
A Santa Casa de Araçatuba é o único hospital da região que conta com atividade escolar em suas dependências. Os mais próximos que possuem esse tipo de serviço são os hospitais de Lins e São José do Rio Preto.

A classe    hospitalar é vinculada à escola estadual “Dr. Joubert de Carvalho”. As aulas são ministradas pela professora Cristina Maria Alves Gabas. Todos os dias ela aborda crianças internadas e inicia atividades que podem durar dias, semanas e as vezes, meses. Dependendo do caso clínico, as crianças são atendidas em seus leitos hospitalares ou então numa sala que fica no sexto da Santa Casa.O conteúdo das aulas e desempenho dos alunos é incluído no currículo escolar dos pacientes.