21/06/2016 - CIHT realiza a nona captação de órgãos do ano

Equipes médicas do Incor (Instituto do Coração), Hospital da USP de Ribeirão Preto, Santa Casa de Marília e Hospital Bandeirantes, de São Paulo, captaram ontem órgãos de um paciente de 17 anos que deu entrada na Santa Casa de Araçatuba na sexta-feira à tarde, vitimado por um tiroteio ocorrido em Birigui, do qual foi ferido gravemente na cabeça.

O paciente teve morte cerebral confirmada na noite de domingo à (19) e sua família concordou em doar todos os órgãos. O protocolo para atestar a existência ou não de atividade cerebral foi aberto por volta das 23h de sexta- pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes (CIHT) do hospital.

A captação do coração foi a primeira a ser feita e aconteceu entre 14h30 e 16h30. O Incor, sob o comando do médico Ronaldo Honorato, levou o órgão que seria transplantado ainda ontem em um homem de 54 anos, que há dois meses estava no topo da lista à espera de um órgão devido o risco de morte decorrente de uma cardiopatia gravíssima.

Já o Hospital Bandeirantes, de São Paulo, retirou o pâncreas; o Hospital da USP de Ribeirão Preto retirou o fígado e rins, a equipe da Santa Casa de Marília coletou os ossos, e o enfermeiro Matheus Tonons, da CIHT coletou as córneas, que foram enviadas ao Banco de Olhos do Hospital de Base de São José do Rio Preto.

A captação foi a nona desse ano e foi concluída no inicio da noite.