05/02/2018 - CTO da Santa Casa de Araçatuba agora tem serviço para coleta de sangue

Os pacientes com câncer que fazem tratamento na Santa Casa de Araçatuba já dispõem de unidade exclusiva para coleta de sangue no Centro de Tratamento Oncológico. O novo serviço começou a funcionar no dia primeiro de fevereiro e foi instalado para humanizar os atendimentos e dinamizar os tratamentos. Uma média de 30 pacientes deverão usar diariamente o novo serviço que funcionará de segunda às sextas-feiras.

Com a unidade de coleta, o paciente terá a facilidade de a cada consulta ter um exame de análises clínicas atualizado. “Ao chegar para a consulta, o paciente com indicação para realizar esse exame fará a coleta de sangue no próprio CTO e o material coletado será encaminhado de imediato ao Laboratório da Santa Casa que possui estrutura para processar a análise e no máximo em uma hora disponibilizar os resultados através do sistema interno”, explica a enfermeira Bruna Castilho Barduci, gestora do CTO. Por essa dinâmica, o oncologista terá no momento da consulta do paciente, um exame atualizado para as avaliações necessárias.

O médico Giúlio Coscina, diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba e coordenador do Serviço de Análises Laboratoriais informa que os tratamentos de câncer têm forte demanda por exames sangue, “principalmente dentre os pacientes estão passando por sessões de quimioterapia, medicação que pode afetar os glóbulos sanguíneos, sendo fundamental ao médico monitorar frequentemente para detectar possíveis disfunções”.