01/12/2008 - Casa abriga doentes de câncer

Um porto seguro. Talvez, seja desta forma, que muitos doentes de câncer e seus familiares, vejam a “Casa de Apoio São Francisco”. Há dez anos o local tem sido uma referência para os que passam por esse tipo de situação. A entidade oferece abrigo para as pessoas carentes que estejam em tratamento oncológico na cidade de Araçatuba.

O trabalho começou em janeiro de 2001. A primeira sede foi montada de forma simples numa casa alugada nas imediações da Santa Casa. “Tudo nasceu de um sonho: ainda me lembro dos dias em que passava pela Santa Casa. Aquelas pessoas (familiares e acompanhantes); eles dormiam nas ruas sobe as marquises e precisavam de ajuda”, relembra Eliana Garcez Oliveira Poletto,  fundadora e diretora da Casa.

Amparada por um grupo de amigas o sonho foi tomando forma e se materializando através de doações e do apoio de amigos. Uma década depois a casa contabiliza números positivos: já hospedou mais se 6,5 mil pacientes e acompanhantes. Ao longo deste tempo auxiliou com mais de 28, 5 mil refeições.

O local tem outros bons motivos para comemorar. Desde novembro de 2007, vem atendendo em prédio próprio. A antiga casa deu lugar a uma estrutura moderna e adequada as necessidades dos pacientes. “Foram quatro anos de muita luta. Logo depois que a prefeitura nos doou o terreno iniciamos dezenas de campanhas para arrecadar fundos e doações”, explica.

A estrutura ainda não está totalmente concluída. Mas, mesmo assim, a direção da entidade já conseguiu ampliar o volume de leitos de dez para vinte. Hoje a Casa tem condições de receber trinta e cinco acompanhantes. Eles são encaminhados pela própria Santa Casa. Além de local para descanso, recebem quatro refeições diárias e principalmente dignidade e força pra continuar lutando.

Apoio para mães
Às vésperas de completar oito anos de existência, a  Casa de Apoio São Francisco teve perfil de atendimento ampliado.  Hoje, parentes e acompanhantes dos doentes de câncer  também recebem apoio. A maioria dos pacientes agora fica na própria Santa Casa durante o tempo de tratamento. Com isso o volume de assistidos diminuiu cerca de 40%.

Com a desativação da radioterapia a  demanda pelos atendimentos da Casa se restringe aos que
Enquanto aguarda aqueles que são o motivo da existência da entidade, a direção da Casa de Apoio São Francisco decidiu abrir as portas da unidade para as mães de crianças internadas na UTI Neonatal ou UTI Pediátrica. A entidade oferece abrigo e refeições às mães de vêm de outras cidades para acompanhar o tratamento de seus filhos.

É o caso da doméstica Carla Aparecida Santana, de 27 anos. A filha, de apenas um mês de vida, teve complicações no parto e ainda permanece internada UTI Neonatal. “Eu não teria como vir todos os dias de Guararapes para visitar minha filhinha”, revela.

Há pelo menos 20 dias Carla Santana tem dormido e feito todas as refeições na entidade. “É uma grande benção saber que tem gente que se preocupa com o próximo. Estou recebendo um apoio que eu nunca pensei em receber longe de casa”.

Serviço:
Casa de Apoio São Francisco