13/12/2013 - Chegam as máquinas de hemodiálise para o Hospital do Rim

A Santa Casa de Araçatuba recebeu da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, 24 máquinas para realização de hemodiálise. As maquinas serão instaladas no Hospital Rim, unidade dialítica avançada que está em fase final de construção. O novo lote será agregado às 10 máquinas  utilizadas hoje no Serviço de Hemodiálise da Santa Casa.

O lote enviado pela Secretaria é composto de máquinas, modelo A K 96, fabricadas pela Gambro. O equipamento integra a mais recente geração de instrumental direcionado para esta especialidade. Possui vários diferenciais, dentre os quais: sistema individual de osmose (filtragem de água); capacitação para uso pediátrico; monitor de aferição de pressão arterial simultâneo à sessão de filtragem, dentre outros.

As maquinas fazem parte do instrumental que será utilizado na nova unidade de tratamento renal, que terá 68 leitos para internações ambulatoriais (dialíticas) e 6 leitos para pós-cirurgicos, dentre os quais, pacientes transplantados; e salas para atendimento de urgência e emergência.

O Hospital do Rim substituirá a Unidade de Diálise, integrante do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Araçatuba, alta complexidade para qual o hospital é referência para os 41 municípios da região. A nova unidade terá 2.162,44 metros quadrados de área construída e terá estrutura para atendimento pleno da especialidade de nefrologia: de ambulatório para urgências e emergências à sala cirúrgica para realização de transplantes.

Obras
As obras para construção do Hospital do Rim estão na fase de acabamento, penúltima etapa do cronograma iniciado em março de 2011. Até aqui, o governo do estado liberou R$ 4,750 milhões para construção da unidade que será referência em tratamento renal no extremo oeste paulista.

Ao mesmo tempo a Santa Casa já encaminhou ao Governo do Estado o projeto orçado em aproximadamente R$ 4 milhões, para aquisição de mobiliário e parte dos equipamentos necessários ao funcionamento da unidade. Ainda não há previsão sobre a data para liberação dos recursos para equipamentação da unidade.