06/11/2013 - Clipping:Santa Casa compra gerador para Hospital do Rim

Por: Kaio Esteves
Jornal O Liberal Regional

A Santa Casa de Araçatuba anunciou, a compra de um gerador de energia no valor de R$ 225 mil para abastecer o Hospital do Rim, que iniciou suas obras em março de 2011 e deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2014.

O gerador possui 750 KVA de energia, o suficiente para abastecer o Hospital do Rim por até 6h. A Santa Casa conta com uma central que possui outros dois geradores responsáveis por abastecer todo o prédio, além do Centro de Tratamento Oncológico (CTO). "O gerador possui uma caixa que ativa automaticamente caso acabe a energia em algum dos prédios. Isso faz com que não haja apagão dentro da unidade em nenhum momento", disse o engenheiro elétrico da Santa Casa, Manoel Protetti.

O equipamento foi adquirido com dinheiro do governo do Estado de São Paulo, que liberou R$ 4,7 milhões para a construção da unidade. A unidade de tratamento renal terá 68 leitos para internações ambulatoriais (dialíticas) e 6 leitos para pós-cirúrgicos, dentre os quais, pacientes transplantados; e salas para atendimento de urgência e emergência.

As obras para construção do Hospital do Rim estão na fase de acabamento, penúltima etapa do cronograma iniciado em março de 2011.
O Hospital do Rim substituirá a Unidade de Diálise, integrante do Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Araçatuba, alta complexidade para qual o hospital é referência e atende os 41 municípios da região. A nova unidade terá 2.162,44 metros quadrados de área construída e terá estrutura para atendimento pleno da especialidade de nefrologia: de ambulatório para urgências e emergências à sala cirúrgica para realização de transplantes.

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo já licitou a compra de mais 30 maquinas para hemodiálise que serão utilizadas na nova unidade. Ao mesmo tempo a Santa Casa já encaminhou ao Governo do Estado o projeto orçado em aproximadamente R$ 2,5 milhões, para aquisição de mobiliário e parte dos equipamentos necessários ao funcionamento do Hospital do Rim. Ainda não há previsão sobre a data para liberação dos recursos para equipamentação da unidade, de acordo com a Santa Casa.