16/06/2020 12:54:53 - Com recursos da Fundação Rotária, Rotary Clubes doam máscaras N-95 à Santa Casa de Araçatuba

O governador assistente do Rotary Clube de Araçatuba- Distrito 4470, Alvimar Lima de Castro entregou ontem à direção da Santa Casa de Araçatuba 500 máscaras N-95, equipamento de proteção utilizado exclusivamente por profissionais que atuam nas frentes de atendimento a pacientes sob suspeita ou positivados em covid-19.

As unidades doadas ao hospital integram um lote adquirido com verba de US$ 25 mil repassada pela Fundação Rotária para apoio ao enfrentamento da pandemia do coronavírus pelos hospitais das 76 cidades cujos clubes são congregados pelo Distrito 4470.

“Decidimos comprar máscaras N-95 que são as mais adequadas”, explicou o governador assistente.  O lote doado para a Santa Casa de Araçatuba está avaliado em mais de R$ 11 mil.  A máscara N-95 é um do equipamento de proteção individual mais caros dentre os necessários para cuidar de pacientes relacionados à covid-19.

O equipamento é utilizado exclusivamente por profissionais que atuam nas frentes de atendimento a pacientes sob suspeita ou positivados em covid-19: primeiro atendimento, coleta de material, manipulação nos leitos de isolamento e UTI, intubação, aspirações

Cada um desses ciclos é executado por profissionais de vários segmentos, como, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e fisioterapia, fator que eleva o consumo dessas máscaras.  Por essa dinâmica, em um único paciente são necessárias em torno de 9 máscaras N-94, a cada 24 horas que correspondem a três plantões.

“Oferecer esse suporte à Santa Casa de Araçatuba que atende pacientes da cidade   e da região, representa o norte de nós rotarianos, pois trabalhamos em prol de nossa comunidade”, explicou o governador assistente.

A entrega  foi realizada por representantes  dos  Rotary Clubes Bandeirantes, Cruzeiro do Sul, Oeste, Noroeste, Leste, Araçatuba, Centenário, e Cidade Amiga.

O provedor Claudionor Aguiar Teixeira e a tesoureira Maria Ionice Zucon agradeceram mais essa importante doação realizada pelos rotarianos à Santa Casa de Araçatuba.