Notícias


15/10/2012 - Dia das Crianças é comemorado na Unacon

 

Crianças que passam por algum tipo de Tratamento na Unacon – Unidade Oncológica da Santa Casa de Araçatuba ganharam uma festa em comemoração ao Dia das Crianças comemorado no dia 12 de Outubro. Doces, bolos, salgados, refrigerante, sorvete e brincadeiras fizeram a alegria dos pequenos. A festa do Dias das Crianças foi idealizada este ano por estudantes de psicologia da Unip que fazem estágio na Santa Casa.  Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer, pessoas da comunidade e colaboradores do centro cirúrgico e da Unacon fizeram com que festa fosse realizada através de doações.

A psicóloga responsável pelo setor e coordenadora do grupo de alunas, Luana de Silos, explica que o intuito principal é amenizar o sofrimento que a doença traz para as crianças e proporcionar a elas qualidade de vida. “A doença traz uma carga emociona muito grande então o intuito é faze-los esquecer por algumas horas o que estão fazendo ali”, diz. Ela conta que quando as crianças fazem tratamento, não querem pensar no tratamento e esse tipo de comemoração é uma forma de desvincular o pensamento deles do sofrimento que o câncer traz. 

De acordo com uma das integrantes da Rede Feminina que atua há 15 anos no grupo, Rachel Foizer Sgarbosa, o principal objetivo da festa é proporcionar alegria aos pacientes infantis que são acompanhados pela Unacon. “Essa comemoração do Dia das Crianças é para dar um presente, uma brincadeira, para que elas possam passar um dia feliz”, explica. 

Os doces, presentes e demais surpresas da festa foram doadps por voluntários e colaboradores do hospital. Ao todo 36 crianças estão cadastradas na Unacon da Santa Casa de Araçatuba, entre eles pacientes da cidade e região.  

 

DESCONTRAÇÃO 

Para Eliana Aparecida Soares, 28 anos, mãe do paciente Kayo Soares Santos, 8 anos, que faz tratamento na unidade desde 2007 a festa é importante para o bem estar do filho e demais crianças que fazem tratamento no setor. A iniciativa, segundo ela é muito boa para descontrair as crianças que passam por momentos difíceis. “É um incentivo para as crianças que fazem tratamento. É bom porque elas se encontram num momento mais agradável e aproveitam para distrair e faz com que se sintam importantes”, diz. 

 

FESTA

Durante a festa as crianças participaram de brincadeiras com voluntárias do setor de psicologia que se vestiram assessórios coloridos para divertir as crianças. Além dos presentes e lembrancinhas que ganharam uma voluntária também pintava o rosto dos pequenos com desenhos.  

 

 

Compartilhe: