18/07/2022 20:54:25 - Em visita à Santa Casa de Araçatuba, governadora do Rotary sugere mobilização regional em apoio ao hospital

A governadora do Distrito 4470 do Rotary Club, Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois sugeriu nesta segunda-feira, a realização de uma ação com os Rotarys das 40 cidades atendidas pela Santa Casa de Araçatuba para financiamento de um projeto macro indicado pela diretoria da instituição.

A sugestão foi dada ao novo presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul, Alberto Pinto da Silva que assumiu no inicio deste mês. Bioquímica com especialização em Hematologia e Hemoterapia, a governadora disse reconhecer “as dificuldades enfrentadas pelo hospital para atender uma região tão ampla”.

Para a governadora, a união dos clubs destas cidades pode representar importante apoio “para a diretoria aperfeiçoar o atendimento”, e a ação, de acordo com ela se enquadra nos projetos sustentáveis que o Rotary Club realiza em diversas áreas, dentre as quais, a saúde.

Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois é a primeira mulher a governar o Distrito 4470 que engloba 76 clubes de Rotary da maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo. Na região, o Distrito abrange de Avanhandava à Castilho.

Esta foi sua primeira visita à Santa Casa de Araçatuba. Na próxima quinta-feira (21/7) a governadora retornará ao hospital com o presidente do Rotary Club Araçatuba Centenário, Nei Celso Guariza para ver em funcionamento, equipamentos doados ao hospital no período 2016-2022.

Na oportunidade, a diretoria da Santa Casa de Araçatuba apresentará à governadora e aos presidentes do Cruzeiro do Sul e Centenário a UTI Coronariana que necessita de investimentos para melhoria do atendimento e é um dos alvos do planejamento de revitalizações da instituição.

Homenagem

O encontro foi realizado pela diretoria da Santa Casa de Araçatuba para homenagear a presidente Ruth das Neves Alves de Lima pela doação através dos Rotary Clube Araçatuba Cruzeiro do Sul e Rotary Club de Maringá Parque do Ingá (PR) de 7 cadeiras de rodas que já estão sendo utilizadas para mobilidade de pacientes internados ou em traslados na pediatria, recepção de internação e Unidade de Internação 2-D.

Ruth Lima, que deixou o cargo de presidente no dia 9 deste mês, recebeu o “Certificado Amigo da Santa Casa de Araçatuba”, documento adotado recentemente pela diretoria do hospital em agradecimento a doações realizadas por pessoas e instituições.

A diretoria da Santa Casa de Araçatuba foi representada pelo provedor Petrônio Pereira Lima, o vice-provedor José Wagner Trivelatto, o tesoureiro Antônio Carlos Mullon e o procurador jurídico Nelson Gratão.

O provedor Petrônio Pereira Lima lembrou que o Rotary Cruzeiro do Sul foi um dos primeiros clubes de serviço que visitou a nova diretoria para oferecer ajuda ao hospital. “Inicialmente seriam doadas duas cadeiras e ficamos muito agradecidos por isso. Porém, a o Club nos surpreendeu com 7 cadeiras e ficamos muito felizes com esse expressivo apoio”.

Do total doado, duas cadeiras foram conseguidas através de parceria como Rotary Club de Maringá (PR) que mantém o “Mobilidade para todos”, projeto que doa cadeira de rodas para instituições e pessoas. As outras cinco foram compradas pelo Rotary Cruzeiro do Sul com recursos obtidos com a venda de tampinhas plásticas arrecadadas dentre os rotaryanos e doadas pela comunidade.

Higiene Corporal

Durante a reunião, o Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul entregou um lote de produtos de higiene corporal captados pela rotaryana Maria Zilma Côrrea Dornelas para ajudar na campanha que o hospital está realizando para suprir as demandas diárias dos pacientes graves cuja higienização corporal é realizada no próprio leito.  “Sabemos o quanto esse cuidado é importante para os pacientes”, afirmou Maria Zilma.

O Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul em parceria com Naturativa Farmácia de Manipulação está realizando uma campanha em apoio reposição dos estoques de produtos de higiene corporal utilizados em pacientes internados em alas do SUS.

A campanha está sendo veiculada através das redes sociais e também através de pedidos de doações junto aos integrantes do club e amigos.