23/09/2022 12:51:02 - Em visita à Santa Casa de Araçatuba, secretário estadual de saúde encontra paciente que estava há oito anos na fila de espera de cirurgias eletivas

Entre a primeira consulta, os exames complementares, o laudo com indicação cirúrgica e a realização do procedimento para tratar o desgaste ósseo no joelho esquerdo que agravou em 2011, o aposentado Mario Luiz Nieri, de Andradina, esperou mais de 11 anos.

Desse tempo, ele esteve por longos oito anos na fila à espera da cirurgia. A artoplastia, colocação de prótese para devolver a mobilidade de uma articulação prejudicada, foi realizada no dia 21 na Santa Casa de Araçatuba, pelo ortopedista José Renato Marques.

Um dos mais longos pacientes da fila de espera de indicações para cirurgias de média e alta complexidades designadas pelo Departamento Regional de Saúde para serem realizadas na Santa Casa de Araçatuba, o aposentado foi uma das mais de 2 mil pessoas que já foram beneficiadas pelo mutirão de cirurgias eletivas, programa lançado no final do mês de junho pelo governador Rodrigo Garcia, através da Secretaria Estadual de Saúde.

O caso do paciente Mario é um dos 20 laudos para cirurgias de ortopedia de médias e altas complexidades expedidos entre 2014 a 2016, sendo os mais antigos da fila de espera da Santa Casa de Araçatuba.  Desse total, 7 pacientes já foram operados, 4 desistiram do procedimento, 2 realizaram a cirurgia em outros serviços e 7 pacientes já estão com consultas pré-operatórias agendas e devem ser operados no inicio de outubro.

A longevidade da espera do aposentado chamou a atenção do secretário estadual de Saúde Jean Gorinchteyn que esteve ontem (22/9) na Santa Casa de Araçatuba para inaugurar duas novas salas cirúrgicas totalizando agora 12 salas que vão possibilitar a realização de até 50 cirurgias por dia dentre urgências, emergências e cirurgias eletivas.

Ao classificar o caso do aposentado como exemplo de que “mais que uma politica de saúde, o mutirão das eletivas é uma politica humanitária”, o Gorinchteyn visitou o paciente que esteve internando até o inicio da tarde desta sexta-feira em um dos leitos da Unidade de Internação de Ortopedia e Traumatologia. Informado sobre a visita ilustre, o paciente autorizou que o secretário estadual de saúde e comitiva o visitasse e a gravasse o encontro.

Assistam. É só clicar no link anexado a essa pagina.