19/10/2016 - Enfermagem do hospital se destaca na missão de cuidar e liderar

A consolidação da Santa Casa de Araçatuba como referência em alta complexidade em diversas especialidades e procedimentos exigiu o incremento de seu corpo de enfermagem. Ao assimilar esta mudança, a administração da instituição ampliou o quadro de enfermeiros, que passou de 40 para 124 profissionais nos últimos quatro anos.

Deste número, 104 são enfermeiros assistenciais ou com papéis de gestão, e os outros 20 são enfermeiros clínicos, que cuidam do começo ao fim do tratamento do paciente, o que inclui desde banhos, aferição de sinais vitais e medicação até os procedimentos mais complexos de enfermagem.

No novo contexto de modernização do hospital, o papel destes profissionais é de fundamental importância. A Santa Casa possui exames de ponta e médicos qualificados, mas se não tivesse uma equipe de enfermagem efetivamente treinada, dificilmente conseguiria atingir e manter o sucesso do tratamento dos pacientes.

Ao permanecer 24 horas por dia com os doentes, a enfermagem exerce, hoje, o papel de liderança de toda a equipe multiprofissional. É ela que faz o intermédio com o médico, o nutricionista, o fisioterapeuta e o psicólogo, sendo o elo com as outras especialidades e funções.
É o enfermeiro também o responsável por mediar conflitos, reclamações, elogios, daí a importância da sua liderança para a equipe de profissionais, a administração e os recursos empregados na assistência ao paciente.
Mais do que cuidar dos doentes, os enfermeiros, de uns dez anos para cá, vêm assumindo o papel de gestores. Mesmo os que estão vinculados à assistência necessitam de fazer a gestão da unidade em que trabalham.

EDUCAÇÃO CONTINUADA
Para a equipe de enfermagem, o hospital funciona como uma grande escola.  A demanda diversificada e numerosa proporciona aos enfermeiros oportunidades diárias de especialização prática em procedimentos de alta complexidade. Além desse exercício, a instituição mantém programas de educação continuada, como atualização em urgência e emergência, cálculo de medicamentos, anotação de enfermagem, entre outras. “A instituição incorporou o desafio de especializar o aprendizado dos jovens profissionais, bem como, possibilitar a excelência aos que estão conosco a mais tempo”, afirma a Enfermeira da Gestão de Assistência, Fernanda D’Angelo Contardi.

Além dos 124 enfermeiros, a Santa Casa possui cerca de 400 técnicos e auxiliares, somando 524 profissionais na área de enfermagem. A meta é admitir mais 15 enfermeiros, além de 160 auxiliares e técnicos de enfermagem em um prazo de um ano e meio.
A Gestão de Assistência é responsável por uma equipe multidisciplinar, que engloba enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, além do setor de oncologia e laboratório.

PROJETO PILOTO

Desde o início deste ano, a Santa Casa de Araçatuba direcionou apenas enfermeiros clínicos para duas das quatro unidades do segundo andar, que é a maior ala de internação do SUS  no hospital. Os setores A e B do espaço, que possuem 40 leitos, estão com enfermeiros exclusivos nas 24 horas.

Estas alas foram priorizadas por concentrarem o maior número de pacientes que necessitam de procedimentos mais complexos de enfermagem, como nutrição parenteral, sondagem vesical e sondagem nasointeral.

Os resultados têm sido promissores. O segundo andar era a principal unidade de reclamações e queixas da Santa Casa. Hoje, isso mudou. “A gente tem recebido vários elogios deste segundo andar”, conta a Enfermeira da Gestão de Assistência, Fernanda D’Angelo Contardi.

Outro objetivo do projeto é suprir a pouca oferta de mão-de-obra de técnicos de enfermagem. Para conseguir atender a demanda de cuidados clínicos, a direção do hospital decidiu contratar enfermeiros, cuja oferta é maior, posto a cidade possuir duas faculdades de Enfermagem. “Garantimos a qualidade no atendimento, com o aumento da satisfação dos nossos usuários”, comemora Fernanda.

Agora, a intenção é estender esta experiência para novas alas do hospital. As próximas deverão ser a unidade de internação do terceiro andar e a UI6-B, que é uma ala de internação e de cuidados intermediários para adultos.