17/11/2021 16:04:22 - Ensaio fotográfico humaniza situação de bebês prematuros internados na Santa Casa de Araçatuba

Pelo segundo ano consecutivo, a fotografa Cibele Vieira realizou ensaio fotográfico com bebês prematuros internados nas duas UTIs Neonatais da Santa Casa de Araçatuba. O trabalho voluntário fez parte das ações realizadas pelo Serviço de Neonatologia do hospital em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade celebrado hoje no Brasil e em vários países.

O ensaio foi autorizado pelos pais e idealizado pelas equipes médica e de enfermagem do Serviço de Neonatologia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba

Ao todo, 27 bebês foram fotografados no final de outubro. Desta vez, eles foram ambientados com laços ou gravatinhas na cor roxa que simboliza a prematuridade. Os cenários virtuais criados para edição das fotos, mantiveram a cor em vários tons.

A maioria dos fotografados já recebeu alta após tempo de internação que variou de 30 a 60 dias. As fotos serão encaminhadas aos familiares dos bebês.

Menino que nasceu no sexto mês de gestação e pesando menos de 800 gramas, está internado há 5 meses

Dentre os fotografados há casos que ultrapassaram o período médio de internação necessário para que o bebê desenvolva o que nascimento precoce impediu e em casos mais severos, para ultrapassar o risco de morte, prognóstico comum a bebês que nascem com menos de um quilo.

Jose Heitor esteve sob essa ameaça. Ele nasceu em junho desse ano com 24 semanas de idade gestacional. Pensando 796 gramas, o menino esteve em quadro clínico grave por várias semanas.

Ele está internado há exatos 5 meses. Neste período, sua mãe Nathalia Cristina Lopes Ferreira, de Araçatuba, lutou junto com as equipes da Neonatal 2. Não faltou um dia para visita-lo e para ordenhar o leite necessário para alimentá-lo. O esforço foi tanto, que em setembro, Nathália recebeu a menção ouro, dentre as mamães que fazem ordenhas no Posto de Coleta de Leite Humano da Santa Casa de Araçatuba.

Graças aos esforços das equipes médica, de enfermagem e multidisciplinar e a tecnologia disponibilizada pelo hospital para o tratamento intensivo de prematuros, José Heitor deverá receber alta nos próximos dias.  Ele está agora com 3.650 gramas e sem sequelas.  Após 5 meses de convívio na UTI Neonatal e por sua força na luta pela vida, o bebê conquistou laços afetivos com toda equipe.