28/11/2016 - Evento da Santa Casa realiza exames na próstata de 200 homens

Um total de 200 homens com mais de 45 anos, participaram do 3º Circuito “A Santa Casa vai te dar um toque", campanha para detecção precoce do câncer de próstata realizada pelo Centro de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, com apoio do Centro de Tratamento Oncológico e Núcleo de Gestação de Serviços Médicos.

O evento teve quatro horas de duração e neste período os participantes assistiram palestras proferidas pelo radio-oncologista Caio Marcelo Jorge e o oncologista clinico Bruno Kersten, com temas voltados à importância da realização de exames anuais para rastreamento da próstata.  Paralelamente, as equipes de enfermagem e do laboratório da Santa Casa realizaram coleta de sangue para analise dos níveis do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Os participantes também tiveram opção de realizar o toque retal, considerado como exame fundamental da detecção de tumores na próstata. Neste ano, a adesão ao exame foi de aproximadamente 90% dos inscritos. Os exames foram realizados por uma equipe formada pelo radio-oncologista Caio Marcelo Jorge e pelos urologistas Fábio Navarro e Luiz Augusto Leão.

Os resultados dos exames serão liberados aos participantes a partir do dia 15 de dezembro. Os pacientes com exames indicativos de alterações na próstata serão automaticamente encaminhados para exames complementares e tratamentos necessários realizados na própria Santa Casa de Araçatuba.

Nas duas edições anuais realizadas em 2014 e 2015 foram detectados 14 casos de tumores malignos e benignos e prostatites. Os pacientes estão sendo tratados pela moderna e completa estrutura para tratamento de todos os tipos de câncer que a Santa Casa de Araçatuba possui. Alguns dos quais já receberam alta médica. O que demonstra a importância do diagnóstico precoce.

Agradecimento
A direção da Santa Casa de Araçatuba, através do provedor Jaime Monçalvarga agradece aos participantes e os realizadores do maior e mais completo evento voltado à saúde do homem realizado na cidade. Graças ao empenho dos médicos e paramédicos o evento 2016 atingiu todos os objetivos.

Inscrição solidária
A título de inscrição, os participantes do 3º Circuito "A Santa Casa vai te dar um toque!" doaram um total 154 quilos de alimentos e 94 litros de leite. Os alimentos foram repassados à Central de Nutrição e Dietética que prepara as refeições servidas aos pacientes.

A doação foi farta. Mas a demanda, assusta. Confiram:
69 Kg de feijão: suficientes para 7 dias de consumo: 66 kg de arroz: 2 dias de consumo; 94 litros de leite: 2 dias consumo; 5kh de açúcar: 1 dia de consumo: 8 kg de macarrão e 5 litros de óleo: suficientes para 1 dia de consumo..