Córneas, rins e fígado de Talissa Vitória Barbosa de Melo de 11 anos, internada na Santa Casa de Araçatuba na madrugada da última quinta-feira (2) após um derrame cerebral, foram captados para doação no último sábado (4). Equipes de São José dos Campos e São José do Rio Preto vieram até o hospital para realizar a cirurgia de retirada.
O pai da menina, Edson César de Melo conta que a iniciativa para doar os órgãos foi da própria família. “É uma forma de ela ser luz para muita gente assim como foi para nós”, diz o pai emocionado. Ele conta que Talissa era uma menina normal, sorridente, alegre, comunicativa e temente a Deus. “Esse último é algo que conforta o coração da família que acredita que a pequena esta em um bom lugar. O que nos conforta é saber que ela está com Jesus. Por isso seria injusto deixar o corpo dela acabar sem poder ter ajudado ninguém” ressalta o pai.
Talissa foi internada na Santa Casa de Araçatuba na madrugada da última quinta-feira (2) após um derrame cerebral. De acordo com o pai foi um dia comum ela jantou e minutos depois começou a sentir uma forte dor de cabeça. “Foi muito rápido ela sentiu uma dor forte e começou a vomitar, depois convulsionou. Quando pedimos ajuda para um vizinho ela já estava inconsciente”, conta. Os pais trouxeram-na ao Pronto Socorro da santa Casa onde imediatamente passou por exames onde foi constatado o aneurisma cerebral. Pelo estado de saúde em que a menina se encontrava não foi possível realizar uma neurocirurgia. Ela ficou internada na UTI – Unidade de Terapia Intensiva e o quadro se agravou. A morte cerebral foi diagnosticada e após a decisão dos pais de doar os órgãos, os exames para esta finalidade foram realizados. A doação é feita através de uma central de vagas que aciona o hospital de acordo com a fila de espera.
OUTROS CASOS
Em 2008 os órgãos de uma menina de 13 anos foram captados na Santa Casa de Araçatuba. Fernanda Rossi Danta foi atropelada e ficou em estado grave na UTI do hospital. A morte cerebral foi constatada horas depois da internação. Fígado e rins foram retirados e encaminhados para os bancos de órgãos de Campinas e Ribeirão Preto.
A última captação de órgãos na Santa Casa de Araçatuba ocorreu em abril de 2009. Afonso Junio Rodrigues Vieira da Costa de 28 anos teve morte cerebral após sofrer um AVC – Acidente Vascular Cerebral. A mãe, Maria Inês Rodrigues, autorizou a doação quando soube que o filho não tinha mais atividade cerebral. A equipe de São José do Rio Preto retirou as córneas; pâncreas, rins e fígado ficaram sob a responsabilidade da equipe de São Paulo e os ossos com a equipe de Marília.