31/03/2016 - Família doa órgãos de menina de 12 anos,morta por AVCH

Os rins de uma paciente de 12 anos, que teve morte encefálica constatada ontem no final da tarde, na Santa de Araçatuba deverão ser reimplantados nas próximas horas em dois doentes renais crônicos que estavam na fila da Central Nacional dos Transplantes. A coleta foi concluída as 17hs desta quarta-feira(30/3).

O procedimento foi realizado  pelos cirurgiões Renato Ferreira da Silva e Paulo Roberto Scarpante, que integram o Serviço de Transplantes do Hospital de Base de São José do Rio Preto;  e o enfermeiro Matheus Tonon, integrante da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba.

ABCS foi internada na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), provocado por um quadro grave de Púrpura Trombocitopênica Idiopática (PTI), doença adquirida e a qual a paciente recebia tratamento há alguns anos. A família residia em São José do Rio Preto e havia mudado para Araçatuba há uma semana.

Apesar dos tratamentos ministrados pelo Serviço Neurocirurgia e Terapia Intensiva, ambos da Santa Casa de Araçatuba, o quadro clínico grave e instável, resultou em morte encefálica, constatada ontem as 16h05. Mesmo consternada pela morte prematura da filha, os pais decidiram doar todos os órgãos. Porém, na Central Nacional de Órgãos só foram encontrados receptores para ríns, com fator sanguíneo compatível com a doadora: B Positivo, considerado um tipo raro de sangue.

Esta foi a sexta captação de órgãos realizada neste ano na Santa Casa de Araçatuba.